Bordar não é só tracejar com linhas e agulhas um tecido. É momento único, uma ação intimista, pessoal. Contos, poemas e fios são tramados ao longo dos tempos.
Desde criança estávamos acostumadas aos vestidos bordados cuidadosamente. Nas barras alvas das nossas saias mamãe contava histórias, escrevia músicas.
Ali estava nosso mundo encantado com entremeios de delicadas rendas, o coelhinho pintor, um passarinho que fugiu da gaiola, um lobo mau amigo que tocava viola. Com o tempo passando os vestidos registravam as festas das moças mais bordadas dos bailes.
Era quase 2007 quando Ronaldo Fraga , criativo e reconhecido estilista brasileiro, gente de alma em tecido forte do Norte de Minas Gerais nos fez um convite muito especial. Era a surpresa de bordar vestidos para a sua coleção primavera/verão 2009.
A inspiração do estilista era o Velho Chico, rio tão nosso! Tecidos, linhas e agulhas brincaram meses de águas cristalinas, descobertas, peixes, casinhas barranqueiras.
Em 2008 tudo pronto! Ronaldo, um contador de estórias – pega todas elas e faz sua costura encantada e arrebatadora coleção. Levou nossos vestidos bordados para o São Paulo Fashion Week, surpreendendo a todos e ao mundo da moda com nossos oníricos bordados transbordando de vida.
É necessário dizer que Ronaldo Fraga “não põe a moda na vida. Põe a vida na moda. […] Ele não é um estilista pós-moderno que enxerga o mundo como um espelho fragmentado onde nada faz sentido, sem nenhuma conexão com o passado nem com a emoção.
Ronaldo Fraga não cria roupas para pessoas sem cenário, sem lembrança, sem humor e sem história. Sua força criativa é movida por imagens que vão se transformar em profissões de fé, protestos, festas, celebrações, sons, coreografias e […] roupas. (KALIL, 2007, p.7).
Assistir ao desfile na São Paulo Fashion Week foi comovente, assim como é comovente o amor pelo Rio São Francisco, a parceria e amizade sincera, a cumplicidade e o respeito e amor pelas águas e povo do rio.
Veja abaixo um trecho do documentário TRANS-BORDANDO no qual foi mostrado um pouco do que foi esse dia especial no São Paulo Fashion Week.
O rio são Francisco foi navegado pelo seu olhar curioso e atento: a coleção de vestidos transformou-se em exposição itinerante “Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: Cultura Popular, Moda e História”.
Arte, moda, memória e cultura barranqueira foram levadas a Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Maceió, Aracaju, Juazeiro, Petrolina, Brasília, Pirapora e Januária.
Exposição “Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: Cultura Popular, Moda e História”. Foto internet
O bordado atravessa a moda por gerações e em várias épocas da história sempre esteve presente e se mantém até hoje como recurso visual nas peças que encantam. Assista a nossa live de dezembro de 2021, com a participação de Ronaldo Fraga.
Descubra e experimente também os encantos do bordado livre e desperte a alma bordadeira em você!
Brasília, publicado em: 10/09/22
0 comentários