Porque você deve conseguir um tempo para bordar

A arte de bordar faz parte do cotidiano de pessoas em todo o mundo que encontraram na prática um refúgio ao estresse do dia a dia. São inúmeros os benefícios do bordado na rotina daquelas pessoas que desenvolvem essa atividade.

Aqui no Brasil muitos de nós veem na arte manual uma terapia bastante eficaz. Ter um tempo para si em um mundo moderno e dinâmico, e que pede a agilidade das pessoas não é tão fácil e aponta para a necessidade de mudança de atitudes e hábitos.

Quando se olha com um pouco mais detidamente para o tempo de bordar, percebemos a importância de reservar esse espaço e cuidado para nós mesmos. Seja com atividade física ou trabalhos manuais e ou subjetivos como o bordado que estimulam as pessoas de diversas maneiras.

Recorte da obra Mulheres que Bordam Entre Rios - Coleção: Entre Rios - Entre Nós

Recorte da obra Mulheres que Bordam Entre Rios – Coleção: Entre Rios – Entre Nós

Durante anos a arte ajuda pessoas a se expressarem das formas mais distintas possíveis. São muitas as maneiras de representação artística, o bordado é uma delas e engana-se quem pensa ser uma prática recente. São mais de 2,7 milhões de anos de bordado, surgido na pré-história. Mas foi quando as pessoas começaram a sentir necessidade de usar o bordado como forma de expressar suas emoções que surgiram as peças de arte. Embelezando capelas, vestuários, tapetes e estandartes. Obviamente com o passar dos anos, com a mudança da produção têxtil trazida pela revolução industrial novas tecnologias foram criadas e a atividade foi se aperfeiçoando.

Ao pensar porque devemos encontrar um tempo para bordar é necessário olhar para alguns benefícios que esse bordar pode trazer em pouco tempo.

Bordado e a Ansiedade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países com maior número de ansiosos no mundo. São mais de 18,6 milhões de pessoas que sofrem dessa doença, tida por muitos como a doença do século, com a depressão.

Obra Abraço - Coleção: Portinari - Coração em Paz

Obra Abraço – Coleção: Portinari – Coração em Paz

“A linguagem arte é um dos caminho da saúde e contribui para aumentar a capacidade de compreender a realidade, despertar sentimentos favoráveis para as transformações e o poder de resiliência de pessoas”. (Marilu Dumont). Algumas atividades podem ajudar e muito a aumentar a confiança e reduzir a ansiedade das pessoas. O bordado, por exemplo, é uma prática que carece de atenção, planejamento da peça, cuidado com os detalhes, requer exercício de paciência no decorrer do tempo, pois o bordado tem seu próprio tempo. Dentre o conjunto de atividades manuais para a Promoção da Saúde, o bordado ocupa o lugar de um dos mais recomendados para diminuição do estresse, da ansiedade. O bordado como atividade lúdica favorece que se ocupe o lugar da alegria e serenidade, paz interior.

Como na prática do “Arqueiro Zen”, ao bordar o que interessa mesmo para as transformações pessoais é vivenciar o processo de bordar. O resultado será a bela surpresa que vai dar confiança e ajudar para que o seu caminho seja mais leve.

Marilu Dumont Bordando

Bordado memória e foco

Assim como em muitos trabalhos manuais, no bordado não poderia ser diferente. As pessoas que bordam estimulam as atividades cerebrais e motoras. Além disso, a prática do bordado convida a pessoa a todo instante à atenção, ao planejamento de cores, espaços, escolhas de fios e de pontos. O conjunto de atividades como essas melhoram o desempenho, cerebral, o raciocínio, a memória e ajudam a manter o foco. Além da alegria de criar, claro.

Bordado e lazer

Antes de mais nada, o bordado como algo lúdico, brincante, leve, é também uma arte de lazer, para divertir-se e com agulhas e linhas registrar memórias. Os benefícios com relação a transtornos psicológicos são inegáveis, mas muitos começam com a prática no intuito de terem algo produtivo e benéfico para fazer.

Nesse sentido é importante destacar a arte de bordar como uma prática que auxilia as pessoas de maneiras muito diversas. Desde o descanso mental ao sentimento de realização e alegria ao admirar o bordado pronto.

Marilu Dumont e sua mãe, Antônia Zulma

Marilu Dumont e sua mãe, Antônia Zulma

Por fim é necessário dizer que acreditamos que a manualidade contribui muito num processo terapêutico, a arte é mesmo um caminho. Caminho de descobertas, de encarar os desafios, aceitar seus limites, buscar a superação.

E por todos esses pontos acima é que deve buscar um tempo para você. E creia que somente você pode organizar melhor seu tempo para encontrar alegria, felicidade ao criar. Afinal viemos aqui para ser feliz, não é mesmo?

Quer saber mais sobre o bordado ou conhecer os cursos do Matizes Dumont? Acompanhe-nos no blog ou nas redes sociais.

 

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

Metáforas e Poética do Bordado
Metáforas e Poética do Bordado

Ações tão antigas, a arte milenar do bordado e da tecelagem estão nas representações do nosso cotidiano, na nossa linguagem, nas metáforas da vida que trama, puxa o fio da memória, desalinha alinha encontros e fortalece a poética do bordado Desconfiar, desbordar,...

Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo
Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo

Na poesia única de Tiago de Melo, os Direitos Humanos ganham vida. Cada artigo é um verso que entrelaça verdades, vidas e liberdade. A sinfonia começa com a proclamação da verdade e vida marchando de mãos dadas, transformando até as terças cinzentas em manhãs de...

Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis
Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis

O potencial criativo e expressivo da arte do bordado como narrativa tem sido uma forma de expressão em diferentes culturas. O bordado oferece um caminho para contar histórias por meio de fios, tecidos, pontos, e a escolha cuidadosa dos materiais e técnicas pode...

Movimentos ao Bordar Flores e Folhas
Movimentos ao Bordar Flores e Folhas

Escolher bordar flores e folhas é o mesmo que colocar delicadezas no fio com o qual a agulha vai transpassar pontos e recontos em seu caminho percorrendo cores. É colocar nesse fio a ousadia em busca de pontear belamente e seguir bordando a vida em floração.  Quer...

A Arte do Bordado e sua Forma de Ativismo
A Arte do Bordado e sua Forma de Ativismo

Hoje, conversaremos sobre uma curiosidade fascinante sobre o mundo do bordado, uma forma de expressão artística revela-se como uma poderosa ferramenta de ativismo. Assim como as cores entrelaçam-se em um lindo bordado, a arte do bordado transcendeu séculos, deixando...

15 Comentários

  1. Maria Neudes

    Só experimentando bordar para entender o quanto tudo isso é pura verdade.
    Parabéns!

    Responder
      • Silvia

        Maravilhosa , adoraria receber essas coisas linda

        Responder
      • Eloisa

        Gostaria de receber esses novos ensinamentos de bordar.

        Responder
      • Zenaide M.S.Santos

        Tudo maravilhoso . Vocês encantam a todos com Deus bordados, dedicação e carinho . Obrigada

        Responder
  2. Vera Baldasso

    Bordar é uma delícia e um bálsamo em minha vida! Obrigada família Dumont!

    Responder
    • Eliane Dias de Oliveira

      ✨Que texto maravilhoso!!
      Adoro a forma como vocês se encantam e me encantam, também Parabéns pelo trabalho de vocês pra deixar o mundo mais suave e belo ✨

      Responder
  3. Visnu

    Bordar é minha terapia, minha descoberta de mim mesma, é o que ritualiza minha vida e aligera o caminho. Sou fã de vcs! Obrigada

    Responder
  4. Zara da Justa Pires Maia

    O bordado da família Dumont é cheio de memória, alegria, cor! Nosso coração fica cheio de amor e sensibilidade! Aprecio muito!

    Responder
    • Beth

      Bordar foi minha tabua de salvacao quando meus 2 filhos sairam de casa atraz de seus sonhos. Bordando com o grupo da unicamp foi meu consoló na época.

      Responder
  5. Paula Farias Lóscio

    Que lindo texto. Um bordado para nossas mentes obrigada!

    Responder
  6. maria claudia carneiro

    O bordar é buscar em si,sua maneira de ser,alegria e compartilhar com pessoas. Obrigada, por esta oportunidade.

    Responder
  7. Eliane Dias de Oliveira

    ✨Que texto maravilhoso!!
    Adoro o trabalho de vocês. Deixa o mundo mais leve, mais colorido e mais belo!!
    Obrigada!! ✨

    Responder
  8. Benilde

    Estou com quase 77 anos. Faço artesanato de todo tipo. Reciclagem de garrafas, bordado ponto cruz, bordado de Bargello, pontos simples e pictonê. Trançado de fitas, bainhas diversas a mão e a Máquina, crochê e já fiz sapatinhos de BB de tricô ( não treinei mais).
    Agora estou aprendendo fazer Macramê. Espero começar uma nova arte.faco pintura óleo tela etc etc.
    Sou Pedagoga, especialista em Educação infantil e Psicanálise Clinica

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *