Brincar e o Direito a Ser Criança Sempre

O ato de brincar é como um fogo sagrado que nos aquece pelo lado de dentro. Uma chama que irrompe de um lugar onde a criatividade encontra solo fértil para brotar em estalos da alma... Pensando aqui que esse calor interno é essencial para o desenvolvimento humano, pois é nele que encontramos a verdadeira plenitude.

A essência do brincar revela-se onde há uma vivacidade, animação, o transbordar – um estado de ser-sensível que escorre dos cantinhos mais escondidos. Gestos e movimentos que por si só contam histórias sem palavras. 

Obra Brincadeira de Ser Criança. Matizes Dumont. Clique para ve-la no site.

Obra Brincadeira de Ser Criança. Matizes Dumont. Clique para ve-la no site.

Podemos exercer o direito a ser criança em qualquer idade, assim como o direito ao avesso do bordado, explorando todas as nuances e possibilidades que a vida nos oferece? Nesse espaço de imaginação e expressão podemos encontrar a verdadeira essência da existência?  

Ah, a magia do brincar, amigo meu caçador de belezas, tem lá suas bonitezas como um rio que flui entre as mãos que sabem bordar e as mãos que sabem brincar.

Bem aí está o encontro sagrado entre o mundo visível e o mundo invisível, onde o indizível e as imagens se entrelaçam com sentidos  – cantiga de encantamentos e significados. 

Obra Caminho Novo. Matizes Dumont. Clique para ve-la no site.

Obra Caminho Novo. Matizes Dumont. Clique para ve-la no site.

Nessa brotar e rebrotar de encantamentos e de ser criança, pode-se seguir tecendo a tapeçaria da infância, onde as mãos que brincam são as mesmas que bordam sonhos. 

Que possamos, nos momentos de vida inteira, celebrar a liberdade e a criatividade que o brincar nos proporciona.

Que a brincadeira seja um leve pesponto sempre, pois é nela que se descobre a magia de sermos plenamente humanos, em conexão com os fios da nossa essência. 

Menina e o Catavento a Brincar

Obra Menina e o Catavento. Clube Matizes do Bordado. Clique para ve-la no site.

Gestos, movimentos, sejam dança de corpo inteiro, celebração da vida e da criança que habita em cada um de nós. Que o brincar seja um direito no caminho e a alegria e a criatividade sejam nossos guias. Como o azul do céu de maio, que a chama do brincar nunca se apague.

Deixo aqui a ponta do fio desta conversa, como um convite para continuarmos em outro momento, pois a brincadeira nunca pode ter fim.
assinatura Marilu Dumont

Brasília, 27 de maio de 2024 

Publicações relacionadas

Entre Rios e Memórias: Bordar como gesto de cuidado com as Águas
Entre Rios e Memórias: Bordar como gesto de cuidado com as Águas

Um chamado poético à preservação. Onde nasce o seu rio? Talvez você diga que fica lá nas nascentes escondidas entre pedras e vegetação. Mas e se o rio nascer dentro de nós? Estaria nos cantinhos da memória, nas histórias da infância, nos quintais de avó onde a água...

A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva
A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva

A arte e a memória afetiva estão entrelaçadas por uma linha invisível, delicada e poderosa, que costura nossas emoções ao tempo. A criação artística é um fio que nos liga ao vivido, ressignificando lembranças e transformando sentimentos em expressão visual. No vasto...

A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil
A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil

Desde criança, a criatividade nos pertence. Desenhamos sem medo, dançamos sem vergonha nenhuma, imaginação é sem fronteiras. Mas, conforme crescemos pernas que antes corriam são paralisadas,  algo se perde. A nós são repassados preconceitos, e a partir daí passamos a...

A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir
A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir

Tem algo invisível, mas que conecta você, como se houvesse um fio que costura sua história, sua identidade e suas memórias afetivas em um tecido também invisível. Isso é o que a arte faz e a gente às vezes nem percebe. Mas ela sempre esteve presente na humanidade. E é...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *