Durante o período de pandemia muitas pessoas buscam atividades para fazer em casa, e uma delas foi o bordado pela internet. A arte de decorar e personalizar tecidos vem desde tempos antigos, mas ganhou novas proporções a partir da evolução cultural dos povos, e da introdução de novas tecnologias.
Se antes para aprender qualquer atividade as pessoas procuravam aulas presenciais com profissionais capacitados, hoje a tendência é outra. A necessidade de prevenção de riscos à saúde leva cada vez mais pessoas a aprenderem esses conteúdos pela internet.
Nesse sentido a arte de bordar é vista como uma alternativa seja para complementação de renda ou uma atividade lúdica. São diversos os benefícios para as pessoas que bordam. Além de contribuir para melhorar a autoestima, ansiedade e depressão, o bordado serve de estímulo ao desenvolvimento da própria arte.
Dessa forma, ao terminar um bordado, a(o) bordadeira(o) iniciante ou não, se vê estimulada(o) para concluir mais obras e presentear familiares, amigos ou até mesmo vender as peças bordadas.
A arte de bordar ajuda as pessoas em diversos sentidos e não apenas isso. Pode ser aprendida em qualquer modalidade: presencial ou online. Aprender bordado pela internet em tempos de pandemia pode ser tão gratificante e aproximar você da beleza como oficinas presenciais.
Confira os benefícios de aprender o bordado online:
- estimula a paciência e concentração;
- estimula a criatividade;
- auxilia a melhorar a autoestima;
- auxilia na diminuição da depressão e ansiedade;
- aprender novas atividades manuais estimula o cérebro de diversas formas;
- estimula o espírito autodidata.
Bordado pela internet com o Matizes Dumont
Com mais de 36 anos de experiência no bordado livre, o grupo Matizes Dumont cria peças bordadas que são reconhecidas no Brasil e no exterior como arte visual.
Uma das principais contribuições do Grupo Matizes Dumont para as artes é a inovadora linguagem do bordado empregada de forma livre e espontânea nas artes visuais e nas artes gráficas: são telas, ilustração de livros, ilustração e capas de discos, contando histórias.
Além disso, o grupo realiza oficinas de bordado ao vivo e pela internet que auxiliam na performance dos novos bordadeiras(os).
O Grupo Matizes Dumont é precursor do bordado livre e para eles “bordado livre é uma forma não convencional de expressão-poético visual, caminho por onde buscamos estética própria ao bordar com alma e ousadia.” (Marilu Dumont). Acreditam que o artista deve ter mais liberdade sobre a obra. A mesma autora defende que essa modalidade de bordado é na verdade uma vivência que permite àquele que borda o desenvolvimento da sua arte como linguagem, com sentimento e emoção.
Recomendado para todos
O aprendizado do bordado pela internet não faz distinção de absolutamente nada.
A arte de bordar influencia em aspectos emocionais de jovens e adultos, homens ou mulheres. Na comunidade do Clube Matizes do Bordado muitos são os alunos de diversas faixas-etárias que se interessam por essa Roda de Bordado, em compartilhar desafios, conquistas. Ao compartilhar existência também buscam dar ritmo e desenvolvimento na arte do bordado.
Com toda a certeza essa é uma das atividades que mais teve procura durante o período de pandemia. Muitas pessoas procuraram a o Clube Matizes do Bordado com o intuito de aliviar o estresse e diminuir os sintomas de ansiedade e depressão.
Como resultado da prática do bordado, os alunos se sentem mais motivados a continuar com a arte de bordar e a desenvolver cada vez mais essas manualidades. Os benefícios da prática são inúmeros para a vida de pessoas sobrecarregadas e até aquelas que não estão com a cabeça tão cheia, mas buscam novas experiências criativas.
O clube é uma verdadeira Roda de Bordado online – uma comunidade de artistas e artesãos que amam a arte de bordar e trocam suas experiências de uma maneira única. Essa troca contribui para melhorar aspectos relacionados a confiança, autoestima, serenidade para enfrentar o cotidiano. Confere ao participante o sentimento de partilha, comunhão por estarem praticando o bordado de forma livre e espontânea.
Saiba mais sobre o Matizes Dumont e conheça nossos cursos.
Família abençoada e querida vcs me ajudam muito com esses bordados e lives gratidão bjos
Bom dia. Meu nome é Marilda Grilo, sempre gostei muito de bordado, faço ponto cruz, mas sou apaixonada pelo bordado livre. No momento não posso fazer a assinatura do clube, mas já vou me programar para que, no ano que vem possa assinar. Por favor continue enviando emails para mim. Obrigada e parabéns, pelo trabalho.
Boa tarde. Amo o trabalho de criação e execução das obras de artes. Sim considero o trabalho de vocês uma obra de arte. Continuem me enviado emails pois são pra mim, no momento, o melhor jeito de ver as obras de vocês.