Comunidade de bordado em tempo de pandemia

As manualidades de uma maneira geral são muito benéficas neste tempo em que vivemos, incluindo o bordado livre e foram algumas das atividades mais procuradas neste período de pandemia. Passaram a ser usadas para diminuir o estresse e ansiedade geradas pelo distanciamento social e pela necessidade de iluminar e dar leveza ao cotidiano, e nem sempre as pessoas se dão conta do sentido e significado que isso passa a ter na sua vida.

Oficina com Leninha Dumont

Ao longo desse tempo pudemos observar que grande número de pessoas que já praticavam o bordado em praças, parques e quintais antes da pandemia optou por bordar em grupos pela internet. Não há uma regra para as comunidades, elas se formam a partir de uma atividade ou pensamento em comum.

Bordando gotas para Brumadinho

Bordando gotas para Brumadinho

As pessoas que participam de uma comunidade trocam suas experiências, desafios e conquistas no bordado, além de estimular a comunicação sobre essa arte milenar. São formadas em grupos de redes sociais e canais do Youtube, além de alunos de cursos e clubes de bordado.

Ou seja, o bordado estimula o que há de melhor nas pessoas. Além de ser uma expressão artística, na prática do bordado livre e em comunidades as pessoas sentem-se acolhidas ao se comunicarem pelos caminhos da arte com agulhas e linhas percorrendo o tecido.

Ansiedade e depressão

Em um momento tão delicado para todo o mundo, onde o isolamento social e distanciamento dos espaços coletivos de trabalho e lazer passou a ser realidade na maior parte do planeta, atividades manuais como o bordado surgem como um alívio na vida das pessoas.

Bordadeiras

De acordo com o Ministério da Saúde, a ansiedade é o transtorno mais frequente durante a pandemia. Além disso, o Brasil é um dos maiores em número de pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial.

Na nossa prática observamos que atividades manuais contribuem significativamente para aumentar o poder de resiliência das pessoas para a superação desses transtornos. Assim como o bordado, a pintura, desenhos, artesanato, tudo que envolva a produção manual faz bem para quem pratica.  E mundo pode ser completamente diferente quando se insere a experiência de bordar na rotina das pessoas.

 

Emoções

Desde já o sentimento de alegria ao concluir algo está presente na vida das pessoas. Ao terminar uma obra, existe um alívio e felicidade ocasionada pela finalização. Não apenas com o bordado, mas quando alguém gera um esforço para determinada atividade, aquilo traz uma sensação muito boa a quem está fazendo. Promovem níveis saudáveis de autoconfiança melhoram a autoestima, o que poderá contribuir para pessoas com mais energia em direção a transformar sonhos em realidade.

Bordando gotas para Brumadinho

Bordando gotas para Brumadinho

Acreditamos que este é um movimento pessoal que fortalece o senso de comunidade, cuidado e cultura da vida para o Bem Viver. Movimento de reconstrução da visão de comunidade. Comunidade como um processo de complementação entre os seres: eu comigo mesma, eu com o outro, eu com a natureza.

Durante nossa confraternização online do Clube Matizes do Bordado, pedimos aos participantes para comentar o que significava para eles fazer parte da nossa roda de bordar online. Veja abaixo algumas respostas:

 

 

 

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

Metáforas e Poética do Bordado
Metáforas e Poética do Bordado

Ações tão antigas, a arte milenar do bordado e da tecelagem estão nas representações do nosso cotidiano, na nossa linguagem, nas metáforas da vida que trama, puxa o fio da memória, desalinha alinha encontros e fortalece a poética do bordado Desconfiar, desbordar,...

Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo
Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo

Na poesia única de Tiago de Melo, os Direitos Humanos ganham vida. Cada artigo é um verso que entrelaça verdades, vidas e liberdade. A sinfonia começa com a proclamação da verdade e vida marchando de mãos dadas, transformando até as terças cinzentas em manhãs de...

Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis
Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis

O potencial criativo e expressivo da arte do bordado como narrativa tem sido uma forma de expressão em diferentes culturas. O bordado oferece um caminho para contar histórias por meio de fios, tecidos, pontos, e a escolha cuidadosa dos materiais e técnicas pode...

Movimentos ao Bordar Flores e Folhas
Movimentos ao Bordar Flores e Folhas

Escolher bordar flores e folhas é o mesmo que colocar delicadezas no fio com o qual a agulha vai transpassar pontos e recontos em seu caminho percorrendo cores. É colocar nesse fio a ousadia em busca de pontear belamente e seguir bordando a vida em floração.  Quer...

A Arte do Bordado e sua Forma de Ativismo
A Arte do Bordado e sua Forma de Ativismo

Hoje, conversaremos sobre uma curiosidade fascinante sobre o mundo do bordado, uma forma de expressão artística revela-se como uma poderosa ferramenta de ativismo. Assim como as cores entrelaçam-se em um lindo bordado, a arte do bordado transcendeu séculos, deixando...

10 Comentários

  1. Silvana

    O bordado para mim é viagem no tempo e esquece tudo que está envolta e reaprende coisa lindas que só mulheres maravilhosas saber passar e fazer alma jubilar de felicidades ❤️

    Responder
    • Maran Caribe Cunha Botelho

      Gosto muito do tra bbalho.de vcs .Se eu residisse em Pirapora,com certeza eu ja estaria neste grupo.Resido em Montes Claros.Sou voluntaria na Fundação Sara.,na area de Artesanato.Abracos

      Responder
  2. Vanessa Camasmie

    Queridas, belo artigo!
    O bordado tem sido um processo terapêutico que promove tanto a conexão comigo quanto a minha relação com outras pessoas. É impressionante o significado que o gesto de presentear alguém com um bordado tem na alma de quem o recebe.
    Obrigada por tanta generosidade!
    Vida longa ao clube!
    Saudade das oficinas!
    Um beijo,
    Vanessa Camasmie.

    Responder
  3. Neli

    Bordar é privilégio…vida boa interior ! Que bom conhecer o Club, conhecer pessoas tão especiais…

    Responder
  4. Desimar Rangel Calvo

    Gosto de bordar

    Responder
    • Ivani F.fa Rosa

      Sei quase nada. Gostaria de aprender e participar.

      Responder
  5. Vera Lucia Mendonca Vicente

    Gostaria de participar, encontro-me doente e quero me ocupar e acho que o bordado é uma otima terapia.

    Responder
  6. María Regina de Lima Ramos

    Quero participar, faz muito bem!!!!

    Responder
  7. Maria Aparecida Carvalho

    Estou com 70anos Sempre sonhei em aprender a bordar .Não deixe meu sonho morrer comigo

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *