A beleza da aproximação com a arte – Carta às bordadeiras

Vou trazer alguns pontos que permitem reflexões sobre o saber estético e artístico, tais como nossa percepção, produção e apreciação na arte do bordado.

Mãos Sábias de Brumadinho – Foto Marilu Dumont

Percepção, imaginação e liberdade

A arte pode ser uma forma de transformação da experiência do vivido em objetos que demonstrem sensação, percepção e imaginação. A arte acompanha assim a evolução pela qual o mundo passa.

Peça de vitral Demóstenes Dumont Vargas Filho 2021

A arte é plural, mesmo que o artista se inspire em tradições e ícones do passado – ainda assim ele inaugura algo novo por ser livre e autossuficiente.

Inventibilidade e aliança entre arte e natureza

A Inventibilidade é algo importante na criação de algo novo. Cópias tolhem e são piores que o original. Crie você mesmo, solte sua imaginação, pratique uma aliança entre  arte e natureza! Experimente a arte por toda parte, dentro e fora de museus, entre alvas paredes das salas e entre delicadezas.

Grupo Carroça de Mamulengos – CE

Teatro, dança, música, pintura, poesia, literatura, tecelagem, cerâmica e os bordados, claro!

Viva a poesia, a fantasia, inspire-se numa volta às fontes!

Fontes primitivas. Como disse Vitor Hugo “É a mesma seiva espalhada pelo solo que produz todas as árvores da floresta, tão diversas quanto ao porte, aos frutos e a folhagem. É a mesma natureza que fecunda e nutre aos gênios mais diferentes”.

Bordado Dumont – Foto Marilu Dumont

Bordado Dumont – Foto Marilu Dumont

Observe os gênios da pintura e da arte em geral. Esse convívio vai fazer bem a você e servir de inspiração.

E o bordado?

O bordado é feito de ritmos, das experiências, crenças, sensações da bordadeira (o). O produto criado está impregnado de histórias do vivido.

Mãos de Brumadinho – Foto Marilu Dumont

Mesmo que a pessoa que borda não tenha a intensão de dizer algo, no momento exato os dedos perfuram a trama do tecido, fluem, contradizem, transfiguram o campo a ser bordado e criam algo novo.

Árvore da Vida – Especial bordado Demóstenes Dumont Vargas Filho 2022

Permita-se escolher suas próprias fontes e cores, percorra as linhas do encantamento.

Bordado Dumont – Foto Marilu Dumont

Todos somos capazes  de produzir trabalhos belos, harmoniosos e até mesmo sublimes.  Acredite! Isso é possível, desde que deixe sua sensibilidade e ousadia brotar!

O exercício da arte de bordar (como em todas as artes) é solitário e ainda assim pode ser coletivo, o que enriquece a experiência.

Foto Oficina Martha Dumont

Nos múltiplos momentos podemos  nos maravilhar com o poder da criação; seja como autores, espectadores, somos convidados a ser um e todos, e principalmente a viver o presente.

Por isso: carpe diem (ou curta o momento) ao fluir e fruir do seu momento de convívio com a arte!

Demóstenes Dumont Vargas Filho

 

 

 

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

Metáforas e Poética do Bordado
Metáforas e Poética do Bordado

Ações tão antigas, a arte milenar do bordado e da tecelagem estão nas representações do nosso cotidiano, na nossa linguagem, nas metáforas da vida que trama, puxa o fio da memória, desalinha alinha encontros e fortalece a poética do bordado Desconfiar, desbordar,...

Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo
Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo

Na poesia única de Tiago de Melo, os Direitos Humanos ganham vida. Cada artigo é um verso que entrelaça verdades, vidas e liberdade. A sinfonia começa com a proclamação da verdade e vida marchando de mãos dadas, transformando até as terças cinzentas em manhãs de...

Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis
Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis

O potencial criativo e expressivo da arte do bordado como narrativa tem sido uma forma de expressão em diferentes culturas. O bordado oferece um caminho para contar histórias por meio de fios, tecidos, pontos, e a escolha cuidadosa dos materiais e técnicas pode...

Movimentos ao Bordar Flores e Folhas
Movimentos ao Bordar Flores e Folhas

Escolher bordar flores e folhas é o mesmo que colocar delicadezas no fio com o qual a agulha vai transpassar pontos e recontos em seu caminho percorrendo cores. É colocar nesse fio a ousadia em busca de pontear belamente e seguir bordando a vida em floração.  Quer...

A Arte do Bordado e sua Forma de Ativismo
A Arte do Bordado e sua Forma de Ativismo

Hoje, conversaremos sobre uma curiosidade fascinante sobre o mundo do bordado, uma forma de expressão artística revela-se como uma poderosa ferramenta de ativismo. Assim como as cores entrelaçam-se em um lindo bordado, a arte do bordado transcendeu séculos, deixando...

6 Comentários

  1. Maria Adelina Albuquerque

    quanto mais vejo os vossos trabalhos………………mais me apetece………………………..ver…….olhar……………….é simplesmente maravilhoso a inspiração, a cor os pontos……………não tenho mais palavras para descrever, aquilo que sinto, perante tanta ARTE.
    Abraços e felicidades!
    linaleal.

    Responder
  2. Graciette Lamas Esposito

    Texto inspirador! … histórias do vivido…bem isso, muitas vezes buscamos inspiração em tempos passados, em histórias que vivenciamos…adorei!

    Responder
  3. Marta Mursa

    Muito bom ouvir as palavras de Demóstenes! Na oficina borde árvores, não tinha como imprimir o risco, então ousei desenhar algumas árvores em forma de mandala e foi tão bom e intenso que estou na décima segunda, num processo criativo de pesquisa, onde vou fazendo trios e modificando técnicas, intensões. Usei tecelagem, renda e agora elementos naturais como florezinhas secas, raminhos. Descobrindo novos caminhos! Obrigada pela inspiração e dedicação da família em formar artistas têxteis do bordado!!!

    Responder
  4. Vera Regina Baldasso

    O texto do Demóstenes é uma preciosidade!
    Ele nos dá a sensação da liberdade em nossas obras!
    Ao voltar nossos sentidos ao que nos rodeia. quanta cor, beleza e natureza! Gratidão!

    Responder
  5. Vera Regina Baldasso

    O texto do Demóstenes é uma preciosidade!
    Ele nos dá a sensação da liberdade em nossas obras!
    Ao voltar nossos sentidos ao que nos rodeia. quanta cor, beleza e natureza! Gratidão!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *