As manualidades de uma maneira geral são muito benéficas neste tempo em que vivemos, incluindo o bordado livre e foram algumas das atividades mais procuradas neste período de pandemia. Passaram a ser usadas para diminuir o estresse e ansiedade geradas pelo distanciamento social e pela necessidade de iluminar e dar leveza ao cotidiano, e nem sempre as pessoas se dão conta do sentido e significado que isso passa a ter na sua vida.
Ao longo desse tempo pudemos observar que grande número de pessoas que já praticavam o bordado em praças, parques e quintais antes da pandemia optou por bordar em grupos pela internet. Não há uma regra para as comunidades, elas se formam a partir de uma atividade ou pensamento em comum.
As pessoas que participam de uma comunidade trocam suas experiências, desafios e conquistas no bordado, além de estimular a comunicação sobre essa arte milenar. São formadas em grupos de redes sociais e canais do Youtube, além de alunos de cursos e clubes de bordado.
Ou seja, o bordado estimula o que há de melhor nas pessoas. Além de ser uma expressão artística, na prática do bordado livre e em comunidades as pessoas sentem-se acolhidas ao se comunicarem pelos caminhos da arte com agulhas e linhas percorrendo o tecido.
Ansiedade e depressão
Em um momento tão delicado para todo o mundo, onde o isolamento social e distanciamento dos espaços coletivos de trabalho e lazer passou a ser realidade na maior parte do planeta, atividades manuais como o bordado surgem como um alívio na vida das pessoas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ansiedade é o transtorno mais frequente durante a pandemia. Além disso, o Brasil é um dos maiores em número de pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial.
Na nossa prática observamos que atividades manuais contribuem significativamente para aumentar o poder de resiliência das pessoas para a superação desses transtornos. Assim como o bordado, a pintura, desenhos, artesanato, tudo que envolva a produção manual faz bem para quem pratica. E mundo pode ser completamente diferente quando se insere a experiência de bordar na rotina das pessoas.
Emoções
Desde já o sentimento de alegria ao concluir algo está presente na vida das pessoas. Ao terminar uma obra, existe um alívio e felicidade ocasionada pela finalização. Não apenas com o bordado, mas quando alguém gera um esforço para determinada atividade, aquilo traz uma sensação muito boa a quem está fazendo. Promovem níveis saudáveis de autoconfiança melhoram a autoestima, o que poderá contribuir para pessoas com mais energia em direção a transformar sonhos em realidade.
Acreditamos que este é um movimento pessoal que fortalece o senso de comunidade, cuidado e cultura da vida para o Bem Viver. Movimento de reconstrução da visão de comunidade. Comunidade como um processo de complementação entre os seres: eu comigo mesma, eu com o outro, eu com a natureza.
Durante nossa confraternização online do Clube Matizes do Bordado, pedimos aos participantes para comentar o que significava para eles fazer parte da nossa roda de bordar online. Veja abaixo algumas respostas:
O bordado para mim é viagem no tempo e esquece tudo que está envolta e reaprende coisa lindas que só mulheres maravilhosas saber passar e fazer alma jubilar de felicidades ❤️
Gosto muito do tra bbalho.de vcs .Se eu residisse em Pirapora,com certeza eu ja estaria neste grupo.Resido em Montes Claros.Sou voluntaria na Fundação Sara.,na area de Artesanato.Abracos
Queridas, belo artigo!
O bordado tem sido um processo terapêutico que promove tanto a conexão comigo quanto a minha relação com outras pessoas. É impressionante o significado que o gesto de presentear alguém com um bordado tem na alma de quem o recebe.
Obrigada por tanta generosidade!
Vida longa ao clube!
Saudade das oficinas!
Um beijo,
Vanessa Camasmie.
Bordar é privilégio…vida boa interior ! Que bom conhecer o Club, conhecer pessoas tão especiais…
Gosto de bordar
Sei quase nada. Gostaria de aprender e participar.
Gostaria de participar, encontro-me doente e quero me ocupar e acho que o bordado é uma otima terapia.
Oi Vera, se inscreva no site http://www.clubematizesdobordado.com.br
Mandei um email para você!
Quero participar, faz muito bem!!!!
Estou com 70anos Sempre sonhei em aprender a bordar .Não deixe meu sonho morrer comigo