Conheça 7 benefícios para quem borda à mão

Bordado à mão é uma atividade relaxante e prazerosa que permite a criação de peças lindas como uma forma de expressão pessoal e artística. Há estudos que apontam a relação entre a prática de ofícios manuais e o bem-estar psicológico.

Além disso, o ato de criar algo belo e único, a partir de uma peça de tecido, pode aumentar a sensação de realização e satisfação, contribuindo para a comodidade mental e emocional. 

Então, vamos conhecer os 7 motivos para aprender bordado à mão.

Foto: Marilu Dumont

Foto: Marilu Dumont

Alivia o estresse e a ansiedade.

O bordado à mão é considerado uma atividade terapêutica porque envolve a concentração e a repetição de movimentos, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, o bordado permite que as pessoas se conectem com sua criatividade e imaginação, e proporciona uma sensação de satisfação ao ver o progresso de sua obra. Esses fatores juntos podem ajudar a melhorar a situação mental e físico de quem borda.

Inclusive, segundo jornais como The New York Times e Folha de São Paulo, estudos desenvolvidos pelo médico cardiologista Herbert Benson – Prof. de Medicina Integrativa de Harvard, relacionam as práticas de ofícios que envolvam a manualidade com o alívio psicológico.

Aumenta a concentração e a criatividade.

O bordado à mão é uma atividade manual que requer concentração. Ao se concentrar nas pequenas tarefas envolvidas no bordado, como seguir um desenho ou escolher uma cor, o cérebro desvia a atenção para o ato de bordar, ou seja, fica livre de outros pensamentos estressantes e preocupantes.

O bordado livre também estimula a criatividade, permitindo que as pessoas experimentem e explorem diferentes materiais, cores e técnicas, o que pode ser uma forma divertida e gratificante de expressar a criatividade. 

O processo de bordar requer que a bordadeira (ou bordadeiro) mantenha o foco na atividade, não só por ser algo prazeroso de fazer, mas também por cuidado, afinal, ninguém gosta de sem querer espetar-se com uma agulha, certo?

Isso ajuda a desenvolver a capacidade de concentração.

Clube Matizes do Bordado - Prosa de passarinho

Desenvolve a paciência, habilidade manual e melhora a coordenação motora fina.

Ao trabalhar com fios e agulhas, o cérebro se concentra em uma tarefa específica e o tempo passa mais devagar. Além disso, a repetição de movimentos envolvidos no bordado ajuda a melhorar a habilidade manual, aumentando a destreza e a coordenação dos movimentos das mãos.

Ao longo do tempo, na medida que o praticante aprende a manipular agulhas e linhas de forma mais precisa e eficiente, observa-se uma melhora significativa na destreza manual e habilidade motora fina, além de ajudar a desenvolver paciência e determinação.

Menina bordada

Oferece uma atividade relaxante e prazerosa.

Por ser uma atividade prazerosa, o bordado à mão ajuda a desacelerar o ritmo da vida agitada e proporcionar um momento de relaxamento e tranquilidade.

Ao trabalhar com as mãos, é possível esquecer as preocupações do dia a dia e se concentrar na criação de uma obra, o que traz um grande senso de realização e satisfação pessoal. Além disso, o processo criativo envolvido no bordado à mão estimula a imaginação e a criatividade, o que pode ser extremamente prazeroso e inspirador.

Bordado: Deise Pinheiro. Risco: Clube Matizes do Bordado

Permite a criação de peças únicas e personalizadas, como uma expressão pessoal e artística.

O bordado à mão dá liberdade para experimentar com diferentes tipos de fios, tecidos, padrões, desenhos e permite a incorporação de elementos pessoais como nomes, desenhos significativos, datas e muitos mais, ajudando a criar um item sentimental e pessoal.

A sensação de criar peças bordadas únicas e personalizadas pode causar aumento de autoestima, realização pessoal e orgulho. Além disso, pode ser uma forma de expressão artística e criativa, uma oportunidade para se conectar com a tradição e cultura. A sensação de criar algo de suas próprias mãos também pode ser muito gratificante e terapêutica, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.

Pode ser aprendido em qualquer idade.

Por não exigir força física, habilidade manual precisa ou conhecimento técnico prévio, bordar é uma atividade que pode ser desenvolvida aos poucos, à medida que a pessoa vai se sentindo mais confiante e habilidosa. Além disso, pode ser ajustado ao nível de habilidade e paciência de cada pessoa, tornando-se uma opção acessível e prazerosa para todos 

A ideia de que o bordado é coisa de gente velha e antiga praticamente não existe mais. A cada dia, pessoas jovens têm se iniciado no mundo do bordado.

Foto Marilu Dumont

Foto Marilu Dumont

O bordado aproxima as pessoas.

O bordado à mão pode ser uma atividade compartilhada com outras pessoas, o que permite a criação de laços sociais e emocionais. Quando se borda em grupo, é possível trocar ideias, receber feedback, aprender novas técnicas e compartilhar experiências. Além disso, o bordado à mão pode ser uma forma de se conectar com as tradições culturais de seu povo ou comunidade, reforçando a identidade cultural e fortalecendo a conexão com suas raízes. 

Ao participar de grupos de bordado, é possível se envolver em projetos colaborativos e compartilhar suas criações com outros entusiastas da arte. Isso pode ser uma forma positiva e significativa de se conectar com outras pessoas, reforçar laços sociais e emocionais e ampliar sua rede de apoio.

Mão bordando flor

 

assinatura-grupo-matizes-dumont-300x43

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

Metáforas e Poética do Bordado
Metáforas e Poética do Bordado

Ações tão antigas, a arte milenar do bordado e da tecelagem estão nas representações do nosso cotidiano, na nossa linguagem, nas metáforas da vida que trama, puxa o fio da memória, desalinha alinha encontros e fortalece a poética do bordado Desconfiar, desbordar,...

Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo
Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo

Na poesia única de Tiago de Melo, os Direitos Humanos ganham vida. Cada artigo é um verso que entrelaça verdades, vidas e liberdade. A sinfonia começa com a proclamação da verdade e vida marchando de mãos dadas, transformando até as terças cinzentas em manhãs de...

Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis
Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis

O potencial criativo e expressivo da arte do bordado como narrativa tem sido uma forma de expressão em diferentes culturas. O bordado oferece um caminho para contar histórias por meio de fios, tecidos, pontos, e a escolha cuidadosa dos materiais e técnicas pode...

Movimentos ao Bordar Flores e Folhas
Movimentos ao Bordar Flores e Folhas

Escolher bordar flores e folhas é o mesmo que colocar delicadezas no fio com o qual a agulha vai transpassar pontos e recontos em seu caminho percorrendo cores. É colocar nesse fio a ousadia em busca de pontear belamente e seguir bordando a vida em floração.  Quer...

A Arte do Bordado e sua Forma de Ativismo
A Arte do Bordado e sua Forma de Ativismo

Hoje, conversaremos sobre uma curiosidade fascinante sobre o mundo do bordado, uma forma de expressão artística revela-se como uma poderosa ferramenta de ativismo. Assim como as cores entrelaçam-se em um lindo bordado, a arte do bordado transcendeu séculos, deixando...

21 Comentários

  1. Sirlei Beatriz

    Amo você, como mudou minha vida

    Responder
  2. Dilma

    Bordar é maravilhoso

    Responder
    • MariAngela Prado

      Bordar é também viajar.

      Responder
  3. Ana Márcia Duarte Nunes

    Sou terapeuta ocupacional e professora do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFBA e vou levar seu artigo para aulas no Laboratório de Atividades e Recursos Terapêuticos. Terei a felicidade de dividir com as (os) alunas (os) a beleza do fazer e arte da família Dumont. Muito obrigada!

    Responder
  4. Brasília Cavalcante de melo

    Gostaria muito de aprender mas online nem pensar.

    Responder
  5. Eliana Machado

    É com grande alegria que participo pela primeira vez de um projeto do magnífico Matizes dumont

    Responder
  6. Lina Leal Albuquerque

    Realmente o bordado dá-nos uma realização pessoal, que só quem pratica esta Esta forma de arte é que consegue« sentir » essa realização pessoal.
    Parabéns á autora deste e de outros trabalhos, que nos tem mostrado ao longo dos anos, felicidade para todas e cá esperamos por mais arte.
    abraços,
    lina.

    Responder
    • Eleonore pollklaesner

      Eu sei
      Eu tenho feito ultimente alguns bordados.
      O meu motivo ate hoje foram flores.

      Responder
  7. Sirlei Beatriz

    Deus abençoe trabalho lindo

    Responder
  8. Vilma Helena

    Bordar emavergar no paraíso

    Responder
  9. Maria Inês Millen

    Entre linhas, agulhas e panos vamos caçando belezas e realizando sonhos. Gratidão às Dumont!

    Responder
  10. Beatriz Fornari

    Amo bordar!

    Responder
  11. Jacira Alves Cardoso Santos Santos

    Trabalhos lindos.

    Responder
  12. Maria Tereza R.Canonico

    Amo bordar!! Vcs são demais!!!

    Responder
  13. Ilsa magno

    Amo bordar sei variados pontos ,me sinto orgulhosa .

    Responder
  14. Elizabethscart

    Gosto de bordar e admiro essa arte, mas sei muito pouco

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *