Metáforas e Poéticas do Bordado Livre

Ações tão antigas, a arte milenar do bordado e da tecelagem estão nas representações do nosso cotidiano, na nossa linguagem. Encontram-se nas metáforas do bordado livre as tramas que puxam o fio da memória.

Por meio do bordado é possível entrelaçar sentidos, alinhar e desalinhar encontros, bordar e desbordar dores e amores, fiar e desfiar o que se tece, tramar novas tessituras e transbordar de alegria e paixão. 

O bordado livre é uma técnica que permite a criação guiada pela liberdade, emoção e poesia, registros simbólicos, sem a necessidade de seguir padrões pré-definidos. Assim, o bordado livre pode ser uma forma de expressar a individualidade e a criatividade de cada bordadeira(o).

Entrelaçando Linhas Para o Bordado Livre

Foto por: Marilu Dumont.

Desconfiar, desbordar, desfiar o que se tece, borda e reborda tudo em novas tessituras? 

Podemos entender o bordado como uma metáfora da vida, onde cada ponto representa um momento, uma experiência, uma emoção. Ao bordar, podemos (des)confiar do que já foi feito, (des)bordar e (des)fiar o que não nos agrada, rebordar novas tessituras criando algo novo e único.  

Metáfora de Bordado em Texturas da Natureza

Foto de: Marilu Dumont

E esse é o caminho, por onde pode-se (A)bordar o Ser, quando a gente pode confiar na vida, entrelaçar sentidos, desbordar dores, bordar amores. Estrada, via ou vereda para fortalecer o poder de resiliência, onde é possível fiar e desfiar o que se tece, tramar novas tessituras e transbordar. 

Expressão e Transformação no Bordado

O bordar com alma e ousadia pode ser a arte que permite a expressão e criatividade de cada bordadeira, além de ser uma forma de desalinhar medos, entrelaçar sentidos e transbordar de vida. O bordado livre é uma técnica que permite a criação de bordados poéticos e expressivos, narrativas cheias de sentidos. 

O bordado como uma metáfora da vida cheia de matizes, ponto de sombra, ponto confusão, ponto de ser, ponto de agora, pesponto, chavão e saltinho. Cada ponto representa um momento, uma experiência, uma emoção, e pode ser uma forma expansão da alma bordadeira.  

Recorte de Bordado. Foto por: Marilu Dumont

E é nesse movimento de se expandir em flor de algodão ou do movimento ao puxar o fio da delicada seda pela pontinha do casulo é que bordadeiras e tecelãs, fiandeiras recomeçam a cardar fiar, bordar momentos vida a fora e transbordar de alegria e paixão. 

Entendo o bordado livre como uma possibilidade de transformação, onde unimos as pontas dos fios onde sombra e luz são urdidura e trama, tecendo e bordando algo novo. Desafiador, mas é por meio de experiências como essas que podemos crescer e nos transformar em alguém mais luminoso. 

…E unidas as pontas dos fios sombra é luz,  urdume ou trama surge intensamente no tear o tecido mais forte e pano mais delicado para ser bordado um outro ser, sensível e amoroso! 

23 de agosto de 2023,

assinatura Marilu Dumont 

 

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva
A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva

A arte e a memória afetiva estão entrelaçadas por uma linha invisível, delicada e poderosa, que costura nossas emoções ao tempo. A criação artística é um fio que nos liga ao vivido, ressignificando lembranças e transformando sentimentos em expressão visual. No vasto...

A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil
A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil

Desde criança, a criatividade nos pertence. Desenhamos sem medo, dançamos sem vergonha nenhuma, imaginação é sem fronteiras. Mas, conforme crescemos pernas que antes corriam são paralisadas,  algo se perde. A nós são repassados preconceitos, e a partir daí passamos a...

A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir
A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir

Tem algo invisível, mas que conecta você, como se houvesse um fio que costura sua história, sua identidade e suas memórias afetivas em um tecido também invisível. Isso é o que a arte faz e a gente às vezes nem percebe. Mas ela sempre esteve presente na humanidade. E é...

Estações das Cores: Inspirações da Natureza para o seu Bordado
Estações das Cores: Inspirações da Natureza para o seu Bordado

No silêncio da agulha e no entrelaçar dos fios, a natureza parece sussurrar seus segredos. Cada estação nos oferece uma paleta única de cores, formas e texturas. E é nesse ciclo sutil que a bordadeira se encontra, descobrindo que cada detalhe ao redor é uma fonte...

Metáforas e Poética do Bordado
Metáforas e Poética do Bordado

Ações tão antigas, a arte milenar do bordado e da tecelagem estão nas representações do nosso cotidiano, na nossa linguagem, nas metáforas da vida que trama, puxa o fio da memória, desalinha alinha encontros e fortalece a poética do bordado Desconfiar, desbordar,...

2 Comentários

  1. REGINA KATIA ALVES

    Parabéns mais uma vez, que texto maravilhoso. Como Você me representa, na sua escrita.

    Responder
    • Solange Aparecida Rocha Martins

      Maravilhoso.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *