Os Segredos das Árvores

Obra: Vereda é Coração de Rio

Obra: Vereda é Coração de Rio

Segredos de árvores como todo segredo, é puro mistério da seda da noite estrelada ou da aurora nas linhas que o horizonte borda. Árvores são seres especiais. Onde habita a árvore, habita a esperança de vida.

Obra: Árvores das Nascentes

Obra: Árvores das Nascentes

Onde tem árvore tem vida em cada folha, em cada semente, em cada flor, em cada fruto, em cada ranhura do tronco em geometrias.

Onde tem árvores tem conversa de formiga, cantigas de passarinho, passeios da lagarta em transformação, grilo falante, corrida de lesma, dança de beija flor. É morada secreta de seres quase invisíveis.

Árvores guardam nos galhos tanto os segredos da seiva quanto os da onça pintada, do sabiá, do tico-tico, do melete ou do bicho preguiça. Segredos de vagalumes, de borboletas em primeiro voo e da tecelagem das aranhas.

Onde tem árvore, tem sombra que guarda umidade no solo e nos acolhe, tem raízes que abrem caminhos das águas para recarregar as profundezas do chão em mais segredos da vida brotando.

 

Obra: Brincadeira no Cerrado

Obra: Brincadeira no CerradoComo diz Verinha Catalão: É fácil ver que as árvores são filhas e mães das águas.

Como se não bastasse, as árvores embelezam a paisagem, produzem alimentos, abrigo ao indizível desenho dos ventos.

Ah…bordar árvores e (A)bordar caminhos internos: nossas raízes. Há que se tentar entender os segredos das árvores.

assinatura Marilu Dumont

 

Publicado em: 21 setembro 2022

 

Conheça a obra VEREDA É CORAÇÃO DE RIO

Ela está disponível no site www.matizesdumont.com

Publicações relacionadas

A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva
A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva

A arte e a memória afetiva estão entrelaçadas por uma linha invisível, delicada e poderosa, que costura nossas emoções ao tempo. A criação artística é um fio que nos liga ao vivido, ressignificando lembranças e transformando sentimentos em expressão visual. No vasto...

A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil
A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil

Desde criança, a criatividade nos pertence. Desenhamos sem medo, dançamos sem vergonha nenhuma, imaginação é sem fronteiras. Mas, conforme crescemos pernas que antes corriam são paralisadas,  algo se perde. A nós são repassados preconceitos, e a partir daí passamos a...

A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir
A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir

Tem algo invisível, mas que conecta você, como se houvesse um fio que costura sua história, sua identidade e suas memórias afetivas em um tecido também invisível. Isso é o que a arte faz e a gente às vezes nem percebe. Mas ela sempre esteve presente na humanidade. E é...

Dança da Vida – ou Danças que a Vida Tem!
Dança da Vida – ou Danças que a Vida Tem!

A dança da vida andam por aí ligadas ao mesmo movimento – movimento apaixonado de estar com inteireza na vida.   A vitrola comprada no Dedeco toca  “mambo”, “rumba” ou bolero lero... lero... lero! No piso de tijolos da casa de Vó a dança é um hábito cheio de paixão da...

3 Comentários

  1. Graciette Lamas Esposito

    Dia da árvore! Quanta delicadeza e palavras bonitas no texto de Marilu… Obrigada por nos presentearem sempre com palavras e “bonitezas”bordadas!

    Responder
  2. Ana Célia Faria

    Obrigada Marilu, vc é demais em prosa, entusiasmo e linhas.

    Responder
  3. Luci Aparecida Bortoluci Siqueira

    Que beleza de texto!
    Uma Poeta Bordadeira essa Marilu! Quanta poesia nos bordados e nos escritos, isso nos encanta e nos inspira a bordar poemas.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *