Que passarinho é esse, pergunto atenta ao canto suave, ou ao repicado, e no som prolongado. Sigo o vento emplumado que vem do nada entre revoadas nas minhas lembranças.
Para mim, escutar passarinhos tece paz entre varandas, toca sanfona em forma de sorrisos. Nessa horinha exata a sensibilidade vai e traça com lápis de cor memórias na tecelagem do coração.

Obra Leitura das Cores. Grupo Matizes Dumont. Clique para acessar a Obra.
Curiosa estou sempre – procuro entender essas cantigas e saber quem são. Da minha janela escuto um tanto deles.
Abro mais as portinholas dos sentidos para melhor escutar… O canto fortuito do canarinho da terra ou do sanhaço boiadeiro?
Ou será o canto de amor dos sabiás laranjeira ou de braveza, como é o caso do João de Barro espantando um ou outro que se atreva a passar por perto. E a conversa animada das maritacas, os rumorejos das araras em azuis e amarelos?
Bem-te-vi, Bem-te-vejo! Sinto saudades do canto do pássaro preto no quintal, da seriema nas madrugadas do sertão das Gerais.
Da prosa das maritacas com as juritis ao anoitecer. Aí nessas horas já estou pendurada num galho da árvore no meio da vereda em brotação, com bico afiado e asas da imaginação!

Obra Árvore e Sol. Grupo Matizes Dumont. Clique para acessar a Obra.
Lá vou eu em aventuras cantantes e cantadamente cheias de PAZ.
A paz que me toma pela mão um passarinho tem explicação. Tô inventando não, pois em estudos onde os pesquisadores mostram como a melodia afeta o humor e o funcionamento cognitivo.
Segundo esses estudos do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e do Hospital Universitário da Universidade de Hamburgo (UKE, na Alemanha), ouvir passarinhos é benéfico para a saúde mental por diversos motivos.
Escutar bichos de pena em sua cantoria pode ajudar a reduzir a ansiedade e promover um ambiente mais tranquilo. Transmissão de bem-estar: O canto dos pássaros pode transmitir a sensação de estar em um ambiente pacífico e harmonioso; Melhora da saúde mental.

Árvore de Meninos e Pássaros. Grupo Matizes Dumont. Clique para acessar a Obra.
Prest’tenção e escute os pássaros, passarinhos (em)cantadores com seus penachos enfeitando a cabeça e as cores das linhas mais delicadas nas penas a desafiar todos os tons.
Que passarim é esse? Tem, nome não porque é da imaginação!
Brasília, 05 de julho de 2024
0 comentários