Como bem já falamos o bordado conversa, entrelaça e pesponta em outras expressões artísticas.
O bordado nos proporciona participar da cultura e da vida brasileira de diferentes maneiras.
NAS ARTES VISUAIS
A arte em tecidos, linhas e letras do bordado também conquistou galerias e grandes exposições nacionais e internacionais ao longo dos últimos trinta anos. Foram centenas de obras produzidas que foram expostas na Bienal de Arte de Kaunas 2007 – Lituânia, exposições na Embaixada do Brasil na Itália e na França, até exposições mais recentes no Brasil, como Maria de Todos Nós, no Paço Imperial-RJ. E “Coração em Paz”, uma releitura dos estudos que Candido Portinari fez para os painéis Guerra e Paz que aconteceu em Belo Horizonte (Inauguração do Cine Theatro Brasil), Rio de Janeiro (Caixa Cultural) e Brasília (Museu Nacional do Conjunto Cultural da Repúbliaca).
NA LITERATURA
Algumas telas foram criadas especialmente para ilustrar a palavra de grandes autores e editoras brasileiras. O bordado também surgiu como linguagem gráfica e está disponível em forma de livros. O grupo ilustrou obras de grandes nomes como Jorge Amado, Ziraldo, Manoel de Barros, Thiago de Mello, Rubem Alves, Carlos Rodrigues Brandão, Tetê Catalão, Marina Colasanti, Luciana Diniz e também livros de duas de suas próprias integrantes, Ângela e Sávia Dumont.

Livros ilustrados pelo Grupo Matizes Dumont
Ganhou duas vezes o maior prêmio da literatura brasileira, o Jabuti de Ilustração, com ”Exercício de Ser Criança ” e “A Menina , a Gaiola e a Bicicleta – Céu de Passarinho ”. Recebeu ainda premiações importantes como o Selo Altamente Recomendável e outros.
NOS PALCOS DA VIDA
Para Maria Bethânia, ilustrou em 2007, o álbum “Pirata” que recebeu o prêmio TIM 2007 de melhor projeto visual. Em 2015, participou da exposição comemorativa dos 50 anos de carreira de Maria Bethânia; “Maria de Todos nós” no Paço Imperial, Rio de Janeiro que aconteceu de julho a setembro de 2015. No mesmo ano participou do cenário do show comemorativo dos 50 anos de sua carreira, “Abraçar e Agradecer” Tour 50 anos.
Permita-se entrar em contato com o ser criativo que existe em você, e, poderá viver momentos únicos. Permita que o bordado e a arte entrem em sua vida e deixe sua mensagem ao mundo.
Amo bordar e achobos resultados superinteressante!
Oiê que lindo seu trabalho quero aprender alguns pontos e fazer coisas lindas como vc parabéns sou fã do seu trabalho tão lindo
O bordado é uma terapia maravilhosa.
Adoro. E aprender com vocês é um sonho.
Amo o trabalho de vcs, me identifico muito, atravéz de vcs, reencontro com os momentos felizes do passado, vcs me fazer feliz e esperançosa. Obrigada, pelos projetos criados.