5 dicas para fazer bordados criativos à mão

O mundo do bordado à mão é uma forma de expressão artística que permite criar peças únicas, personalizadas e repletas de significado. No artigo de hoje, vamos compartilhar dicas valiosas para fazer bordados à mão criativos, independentemente do seu nível de experiência. Vamos desmistificar o mito do momento certo e incentivar você a mergulhar nessa jornada de expressão pessoal. Prepare-se para se inspirar, descobrir técnicas, explorar diferentes pontos e, acima de tudo, deixar sua criatividade fluir.

Seja iniciante ou experiente no bordado, ao iniciar um projeto de bordado, você acende uma chama interna, uma energia criativa que impulsiona seu processo de transformação pessoal.

Não é necessário saber uma infinidade de pontos de bordado à mão para começar a criar peças bordadas bonitas. Dominar alguns pontos básicos, como o ponto atrás, o ponto reto e o ponto chavão, já é o suficiente para começar a dar vida às suas ideias.

O importante é começar, expressar-se e deixar sua imaginação guiar suas mãos no mundo mágico do bordado à mão. Vamos descobrir como fazer isso?

1. Utilize o mesmo ponto para fazer diversas criações

Buscar aprender muitos pontos não é o melhor caminho para levar você a criar peças bem elaboradas e que expressem sua mensagem, assim como saber todas as notas músicas não é suficiente para compor uma melodia.

Veja a obra abaixo, observe que ela foi feita com pouquíssimos pontos.

Obra: Exercício de Ser Criança - Pipas. Coleção: Brincadeiras - Crianças como exemplo de bordados criativos à mão com poucos pontos

Obra: Exercício de Ser Criança – Pipas. Coleção: Brincadeiras – Crianças

Como falamos, o “ponto chavão”, também conhecido como “Ponto Chavon” é um dos pontos de bordado mais simples e também um dos mais versáteis.  Com ele é possível fazer diferentes aplicações como movimentos em curva, preenchimentos, raminhos e muito mais, na verdade, você que vai dizer o que quer fazer com ela, veja alguns exemplos de aplicações:

Ponto chavão em cravina em três tons de azul para exemplificar que um ponto de bordado livre pode ter diversas aplicações

Ponto chavão em cravina em três tons de azul

Cortinas e mesa feita com ponto chavão. Risco: Clube Matizes do Bordado para exemplificar que um ponto de bordado livre pode ter diversas aplicações

Cortinas e mesa feita com ponto chavão. Risco: Clube Matizes do Bordado

Obra: Mulher e o vento. Coleção: Mulheres - Sagrado Feminino para exemplificar que um ponto de bordado livre pode ter diversas aplicações

Ponto chavão na obra Mulher e o vento. Coleção: Mulheres – Sagrado Feminino

Agora que você viu que um mesmo ponto pode ter diversas aplicações, veja como fazer o ponto chavão:

2. Ouse antes mesmo de começar a bordar

A jornada para criar bordados verdadeiramente ousados pode começar antes mesmo de pegar a agulha. É verdade!

Muitas de nós, que bordamos, queremos criar algo original e que não seja fácil de copiar. Uma das maneiras de fazer isso, é escolhendo um tecido que tenha essa característica única, para isso, podemos apresentar algumas opções:

2.1. Tingimento de tecido com pigmentos naturais

Imagine a sensação de tingir seus próprios tecidos com pigmentos naturais, criando um espectro de cores único e envolvente. Ao introduzir técnicas de tingimento de tecidos você pode elevar seus bordados a um novo patamar de originalidade e expressão artística.

A cor do tecido no bordado desempenha um papel fundamental na expressão de ideias e sentimentos para o Matizes Dumont. Transmitir emoções por meio de cores e texturas, desde a base do tecido até as linhas com suas próprias texturas, é de extrema importância.

Demóstenes Dumont tingindo tecido com açafrão da terra com elementos naturais, para depois fazer bordado

Demóstenes Dumont tingindo tecido com açafrão da terra

No entanto, muitas vezes é difícil encontrar no mercado tecidos com as cores exatas que idealizamos para conectar com nossos projetos de bordado. É nesse contexto que o tingimento ou a pintura em tecido se tornam alternativas criativas e estimulantes para alcançar as cores desejadas. Essa prática nos permite explorar e alcançar uma paleta personalizada que dá vida e significado a cada ponto em nossa obra de arte.

Se você quer saber tudo sobre isso, clique aqui para ver o artigo que escrevemos apenas sobre tingimento em tecidos com elementos do cotidiano.

2.2. Misturando artes: Aquarela e bordado à mão

A aquarela é outra ferramenta incrível para explorar a criatividade no bordado. Ao combinar pinceladas de aquarela com os pontos de bordado, você pode criar texturas únicas, sombras delicadas e efeitos de transparência, trazendo profundidade e vida às suas criações. A aquarela permite que você seja o artista completo, pintando seu design antes mesmo de bordá-lo, estabelecendo um cenário artístico ousado e cativante.

No Clube Matizes do Bordado, temos alguns módulos no qual ensinamos passo a passo de como fazer aquarela para compor uma obra bordada. Veja que lindo pode ficar:

Exemplo de bordados criativos feito à mão, no qual utiliza aquarela para tingir o tecido antes de bordar. Módulo: Pé de Sonho. Risco: Clube Matizes do Bordado

Bordado com aquarela. Módulo: Pé de Sonho. Risco: Clube Matizes do Bordado

2.3 Usando tecidos diferentes no mesmo bordado

Sim, isso mesmo que você leu! É possível usar diferentes tecidos para compor o mesmo bordado.

Há dentro do Clube Matizes do Bordado um módulo no qual ensinamos você a juntar tecidos diferentes para compor um plano de fundo para seu bordado, seja para criar paisagens ou elementos com texturas diferentes. O resultado original é algo certo. Confira abaixo um bordado feito por Anamelia Almeida, uma de nossas alunas do Clube.

Bordado à mão utilizando vários tecidos diferentes, feito por Anamelia Almeida. Risco: Clube Matizes do Bordado

Bordado de Anamelia Almeida. Risco: Clube Matizes do Bordado

3. Bordando seu próprio estilo

Bordar suas próprias roupas é uma forma de expressão criativa que permite adicionar um toque pessoal e único ao seu guarda-roupa. Ao criar bordados em suas roupas, você tem a liberdade de escolher os desenhos, as cores e os pontos que mais lhe interessam, transformando peças comuns em verdadeiras obras de arte.

Essa prática artesanal possibilita a criação de peças exclusivas que refletem sua personalidade, gostos e estilo. Além disso, bordar suas próprias roupas proporciona uma oportunidade de reinventar e dar uma nova vida a peças antigas ou simples, tornando-as únicas e cheias de significado. Veja o bordado que Denise, uma das alunas do Clube Matizes do Bordado, fez para sua filha.

Filha de Denise Araújo usando bordado à mão que ganhou de presente da mãe, que é aluna do Clube Matizes do Bordado

Filha de Denise Araújo usando bordado que ganhou de presente da mãe, que é aluna do Clube Matizes do Bordado

A cada ponto que você faz, está adicionando sua energia criativa e deixando sua marca no mundo da moda. É uma forma de arte portátil que permite levar sua criatividade para qualquer lugar e exibir peças exclusivas que são verdadeiramente suas.

4. Borde em grupo

Bordar em grupo pode ser uma experiência enriquecedora que impulsiona a criatividade das peças de maneiras únicas. Ao compartilhar o processo de bordado com outras pessoas, você tem a oportunidade de trocar ideias, inspirar-se mutuamente e explorar novas abordagens artísticas. A interação com outros bordadeiros cria um ambiente colaborativo e estimulante, onde você pode aprender técnicas diferentes, descobrir novos pontos de bordado e experimentar estilos variados.

Depoimento de Lucília Godoi sobre Clube Matizes do Bordado

Depoimento de Lucília Godoi sobre Clube Matizes do Bordado

Em suma, bordar em grupo cria um ambiente colaborativo e inspirador, onde a criatividade é alimentada por meio da troca de ideias, apoio mútuo e aprendizado conjunto. Essa interação social impulsiona o desenvolvimento das peças, estimula a experimentação e eleva o nível de criatividade alcançado, resultando em trabalhos bordados ainda mais expressivos e originais.

Por isso, amamos nosso grupo de whatsapp e facebook do Clube Matizes do Bordado, pois, estamos sempre vendo a troca de conhecimento e apoio nos processos criativos.

Mão bordando

5. Faça algo 100% autoral: Bordando sobre você

Ao bordar sobre a própria história, temos a oportunidade de explorar as camadas mais profundas de nossas vivências, resgatar lembranças e transmitir mensagens pessoais por meio dos pontos e das cores escolhidas. É um processo de autodescoberta e autoexpressão, permitindo-nos revisitar momentos importantes, expressar nossos sentimentos e compartilhar nossa perspectiva única com o mundo.

A beleza dessa prática é que não há requisitos ou limitações impostas. Todos nós temos a capacidade de contar nossa história por meio do bordado, independentemente de nossa experiência prévia ou habilidades técnicas.

Nós, do Grupo Matizes Dumont, já ensinamos em centenas de oficinas, como as pessoas podem bordar sua própria história, em 2021 fizemos a Oficina Bordando Sua História online e foi um sucesso, diversos bordados lindos de pessoas nunca nem haviam bordado antes. Sabe como elas descobriram que seria possível? Deram o primeiro passo!

Você não precisa ter todos os materiais em mãos para começar. O bordado livre começa com a inspiração, com a escolha dos motivos que estão guardados nos cantinhos da sua alma. É um processo que se inicia internamente, antes mesmo de pegar uma agulha e uma linha. Tudo o que você precisa fazer é dar o primeiro passo e permitir que a magia aconteça.

Portanto, não espere mais. Não há nada, absolutamente nada, que o impeça de começar a bordar agora mesmo. Libere-se das desculpas e das restrições autoimpostas. Permita-se explorar, experimentar e se maravilhar com a beleza que pode ser criada através de agulhas, linhas e dedicação.

Agora é a hora. O bordado à mão espera por você. Vamos começar essa aventura juntos e descobrir o que o futuro reserva para suas habilidades de criar com linha e agulha.

Transforme sua vida em uma obra de arte bordada!

Chegou a hora de dominar a arte de bordado à mão e criar uma peça que conta sua história!

Clique no botão abaixo!

Publicações relacionadas

Estações das Cores: Inspirações da Natureza para o seu Bordado
Estações das Cores: Inspirações da Natureza para o seu Bordado

No silêncio da agulha e no entrelaçar dos fios, a natureza parece sussurrar seus segredos. Cada estação nos oferece uma paleta única de cores, formas e texturas. E é nesse ciclo sutil que a bordadeira se encontra, descobrindo que cada detalhe ao redor é uma fonte...

Metáforas e Poética do Bordado
Metáforas e Poética do Bordado

Ações tão antigas, a arte milenar do bordado e da tecelagem estão nas representações do nosso cotidiano, na nossa linguagem, nas metáforas da vida que trama, puxa o fio da memória, desalinha alinha encontros e fortalece a poética do bordado Desconfiar, desbordar,...

Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo
Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo

Na poesia única de Tiago de Melo, os Direitos Humanos ganham vida. Cada artigo é um verso que entrelaça verdades, vidas e liberdade. A sinfonia começa com a proclamação da verdade e vida marchando de mãos dadas, transformando até as terças cinzentas em manhãs de...

Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis
Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis

O potencial criativo e expressivo da arte do bordado como narrativa tem sido uma forma de expressão em diferentes culturas. O bordado oferece um caminho para contar histórias por meio de fios, tecidos, pontos, e a escolha cuidadosa dos materiais e técnicas pode...

Movimentos ao Bordar Flores e Folhas
Movimentos ao Bordar Flores e Folhas

Escolher bordar flores e folhas é o mesmo que colocar delicadezas no fio com o qual a agulha vai transpassar pontos e recontos em seu caminho percorrendo cores. É colocar nesse fio a ousadia em busca de pontear belamente e seguir bordando a vida em floração.  Quer...

4 Comentários

  1. Regina Oliveira

    Amo suas publicações. Vocês tem alguma indicação de bordado inspirado na obra A Moça Tecela.

    Responder
  2. Amália Dantas

    Suas publicações são um estímulo para continuar ancestrais do bordar sem fim.
    Gratidão

    Responder
  3. Amália Dantas

    Suas publicações são um estímulo para continuar na estrada do bordar sem fim.
    Gratidão

    Responder
  4. Maria

    Fiz o curso de bordado livre e adoro e amo suas publicações.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *