Cores brincam com afetos, humor e emoções no bordado livre

As cores brincam com nossos afetos e estão esparramadas em nossos caminhos e desempenham um importante papel em nossas vidas. Podem afetar diretamente nosso humor, emoções, guardam significados culturais e simbólicos, podem trazer pra perto experiências que estavam bem nos cantinhos da alma.

Conjunto de Linhas com cores que brincam

Linhas e Cores

A magia das cores no cotidiano e no bordado livre está na sua capacidade de inundar cérebro, pensamentos e coração com o afeto das lembranças e alegrias inesperadas. Cores quentes como vermelho e amarelo podem aumentar os níveis de energia, ativar sentimentos e sensações como uma bola colorida no pé da criança correndo leve. As cores frias como azul do céu mais claro e verde do gramado de um dia podem promover relaxamento e calma como numa brincadeira de ser criança numa campina.

Explorando o Universo das Cores: Significados, Preferências e Emoções

Diferentes culturas associam significados às cores, e esses significados podem ser novas leituras, novas escritas para transmitir mensagens e contar histórias. Por exemplo, o vermelho é frequentemente associado à paixão e ao amor, enquanto o verde está associado ao crescimento e à renovação. Compreender os significados simbólicos das cores pode nos ajudar a usá-las de forma a promover emoções positivas e bem-estar.

Quanto às nossas preferências pessoais por cores, elas também estão ligadas à nossa história de vida e podem afetar positivamente ou não nosso bem-estar. Cercar-nos de cores que gostamos pode ajudar a melhorar nosso humor e sensação de serenidade e PAZ. Isso pode ser particularmente importante em nossas casas e espaços de trabalho, onde passamos uma quantidade significativa de tempo.

Exercício de matizes, tons e sobretons das cores no nosso cotidiano são as metáforas do bordado livre para a saúde, vida com mais leveza, momentos mais lúdicos. Compreender os significados simbólicos das cores pode nos ajudar a usá-las de forma a promover emoções. É que cores brincam com afetos, humor e emoções.

Marilu Dumont
10/08/2023

assinatura Marilu Dumont

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

Terra Mãe, a tecelã dos fios para o bordado-vida
Terra Mãe, a tecelã dos fios para o bordado-vida

“A terra não pertence ao homem, o homem é que pertence à terra. O homem não tramou o tecido da vida,ele é simplesmente um de seus fios. Tudo que fizer ao tecido, fará a si mesmo”. (Chefe indígena Seattle) A ideia de que “a terra não pertence ao homem, o homem pertence...

Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo
Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo

Na poesia única de Tiago de Melo, os Direitos Humanos ganham vida. Cada artigo é um verso que entrelaça verdades, vidas e liberdade. A sinfonia começa com a proclamação da verdade e vida marchando de mãos dadas, transformando até as terças cinzentas em manhãs de...

Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis
Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis

O potencial criativo e expressivo da arte do bordado como narrativa tem sido uma forma de expressão em diferentes culturas. O bordado oferece um caminho para contar histórias por meio de fios, tecidos, pontos, e a escolha cuidadosa dos materiais e técnicas pode...

Movimentos ao Bordar Flores e Folhas
Movimentos ao Bordar Flores e Folhas

Escolher bordar flores e folhas é o mesmo que colocar delicadezas no fio com o qual a agulha vai transpassar pontos e recontos em seu caminho percorrendo cores. É colocar nesse fio a ousadia em busca de pontear belamente e seguir bordando a vida em floração.  Quer...

1 Comentário

  1. REGINA KATIA ALVES

    Amo os textos de vocês. Parabéns a cada esctrita.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *