A Arte do Bordado e sua Forma de Ativismo

Hoje, conversaremos sobre uma curiosidade fascinante sobre o mundo do bordado, uma forma de expressão artística revela-se como uma poderosa ferramenta de ativismo.

Assim como as cores entrelaçam-se em um lindo bordado, a arte do bordado transcendeu séculos, deixando marcas e mensagens poderosas ao longo da história.

Bordado e ativismo ao longo da história

É impressionante como essa forma de expressão permite que a percepção, a imaginação e a liberdade do artista sejam entrelaçadas nas linhas e agulhas, criando verdadeiras obras de arte que carregam histórias e significados profundos.

Você sabia que, no início do século XX, as sufragistas inglesas usavam bordados como uma forma de manifestar suas lutas pelo direito ao voto feminino?

O Lenço das Sufragistas é um exemplo de Bordado Ativismo

O Lenço das Sufragistas. Março de 1912

O lenço conta com sessenta e seis assinaturas de mulheres que foram encarceradas naPrisão de Holloway por sua participação nas manifestações de sufragistas bordados com arabescos, frases de ordem e a constante flor violeta, símbolo da luta sufragista, foram encontrados em peças produzidas durante tempos de violência e ruptura social.

Essas mulheres transformaram o bordado em uma linguagem de resistência, comunicando suas ideias e reivindicações em meio a um contexto de luta por direitos iguais.

Inspiração em Caicó, a “terra do bordado”

Assim como as sufragistas encontraram no bordado uma forma de ativismo, muitas outras pessoas ao longo da história também usaram suas agulhas como uma ferramenta. O bordado mostrou-se uma poderosa para expressar suas ideias, crenças e emoções.

Exposição de Bordado Ativismo

Mostra Bordados de Caicó. Rio de Janeiro. 2021 – Foto: Autor Desconhecido

Outro exemplo inspirador é a cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte, conhecida como a “terra do bordado”.¹

As bordadeiras de Caicó utilizam suas habilidades artísticas para criar verdadeiras obras de arte que comunicam suas leituras do lugar, das relações sociais e até mesmo de questões políticas.

Nas festas de Sant’Ana, os bordados saem das casas e ganham vida, tornando-se personagens da festa e representando a expressão autêntica do povo.

O bordado é mais do que um simples trabalho manual; é uma linguagem única que conecta o passado ao presente e nos permite ser autores e espectadores de nossa própria história.

O Bordado Como forma de expressão

Agora, imagine você usando o bordado como uma forma de externar suas ideias, suas paixões e seus ideais.  Por meio dos fios e das cores, vamos transmitir mensagens poderosas ao mundo, inspirando outros e deixando um legado único por meio da arte.

Atenciosamente,

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva
A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva

A arte e a memória afetiva estão entrelaçadas por uma linha invisível, delicada e poderosa, que costura nossas emoções ao tempo. A criação artística é um fio que nos liga ao vivido, ressignificando lembranças e transformando sentimentos em expressão visual. No vasto...

A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil
A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil

Desde criança, a criatividade nos pertence. Desenhamos sem medo, dançamos sem vergonha nenhuma, imaginação é sem fronteiras. Mas, conforme crescemos pernas que antes corriam são paralisadas,  algo se perde. A nós são repassados preconceitos, e a partir daí passamos a...

A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir
A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir

Tem algo invisível, mas que conecta você, como se houvesse um fio que costura sua história, sua identidade e suas memórias afetivas em um tecido também invisível. Isso é o que a arte faz e a gente às vezes nem percebe. Mas ela sempre esteve presente na humanidade. E é...

Estações das Cores: Inspirações da Natureza para o seu Bordado
Estações das Cores: Inspirações da Natureza para o seu Bordado

No silêncio da agulha e no entrelaçar dos fios, a natureza parece sussurrar seus segredos. Cada estação nos oferece uma paleta única de cores, formas e texturas. E é nesse ciclo sutil que a bordadeira se encontra, descobrindo que cada detalhe ao redor é uma fonte...

Metáforas e Poética do Bordado
Metáforas e Poética do Bordado

Ações tão antigas, a arte milenar do bordado e da tecelagem estão nas representações do nosso cotidiano, na nossa linguagem, nas metáforas da vida que trama, puxa o fio da memória, desalinha alinha encontros e fortalece a poética do bordado Desconfiar, desbordar,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *