A Arte do Bordado e sua Forma de Ativismo

Hoje, conversaremos sobre uma curiosidade fascinante sobre o mundo do bordado, uma forma de expressão artística revela-se como uma poderosa ferramenta de ativismo.

Assim como as cores entrelaçam-se em um lindo bordado, a arte do bordado transcendeu séculos, deixando marcas e mensagens poderosas ao longo da história.

Bordado e ativismo ao longo da história

É impressionante como essa forma de expressão permite que a percepção, a imaginação e a liberdade do artista sejam entrelaçadas nas linhas e agulhas, criando verdadeiras obras de arte que carregam histórias e significados profundos.

Você sabia que, no início do século XX, as sufragistas inglesas usavam bordados como uma forma de manifestar suas lutas pelo direito ao voto feminino?

O Lenço das Sufragistas é um exemplo de Bordado Ativismo

O Lenço das Sufragistas. Março de 1912

O lenço conta com sessenta e seis assinaturas de mulheres que foram encarceradas naPrisão de Holloway por sua participação nas manifestações de sufragistas bordados com arabescos, frases de ordem e a constante flor violeta, símbolo da luta sufragista, foram encontrados em peças produzidas durante tempos de violência e ruptura social.

Essas mulheres transformaram o bordado em uma linguagem de resistência, comunicando suas ideias e reivindicações em meio a um contexto de luta por direitos iguais.

Inspiração em Caicó, a “terra do bordado”

Assim como as sufragistas encontraram no bordado uma forma de ativismo, muitas outras pessoas ao longo da história também usaram suas agulhas como uma ferramenta. O bordado mostrou-se uma poderosa para expressar suas ideias, crenças e emoções.

Exposição de Bordado Ativismo

Mostra Bordados de Caicó. Rio de Janeiro. 2021 – Foto: Autor Desconhecido

Outro exemplo inspirador é a cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte, conhecida como a “terra do bordado”.¹

As bordadeiras de Caicó utilizam suas habilidades artísticas para criar verdadeiras obras de arte que comunicam suas leituras do lugar, das relações sociais e até mesmo de questões políticas.

Nas festas de Sant’Ana, os bordados saem das casas e ganham vida, tornando-se personagens da festa e representando a expressão autêntica do povo.

O bordado é mais do que um simples trabalho manual; é uma linguagem única que conecta o passado ao presente e nos permite ser autores e espectadores de nossa própria história.

O Bordado Como forma de expressão

Agora, imagine você usando o bordado como uma forma de externar suas ideias, suas paixões e seus ideais.  Por meio dos fios e das cores, vamos transmitir mensagens poderosas ao mundo, inspirando outros e deixando um legado único por meio da arte.

Atenciosamente,

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo
Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo

Na poesia única de Tiago de Melo, os Direitos Humanos ganham vida. Cada artigo é um verso que entrelaça verdades, vidas e liberdade. A sinfonia começa com a proclamação da verdade e vida marchando de mãos dadas, transformando até as terças cinzentas em manhãs de...

Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis
Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis

O potencial criativo e expressivo da arte do bordado como narrativa tem sido uma forma de expressão em diferentes culturas. O bordado oferece um caminho para contar histórias por meio de fios, tecidos, pontos, e a escolha cuidadosa dos materiais e técnicas pode...

Movimentos ao Bordar Flores e Folhas
Movimentos ao Bordar Flores e Folhas

Escolher bordar flores e folhas é o mesmo que colocar delicadezas no fio com o qual a agulha vai transpassar pontos e recontos em seu caminho percorrendo cores. É colocar nesse fio a ousadia em busca de pontear belamente e seguir bordando a vida em floração.  Quer...

O Marinheiro, o Bordado e as Janelas da Alma
O Marinheiro, o Bordado e as Janelas da Alma

“A cidade está completamente em pânico” Correio da Manhã. 23 de novembro de 1910. Rio de Janeiro. No verão do ano de 1910, entre os dias 23 e 26, o Rio de Janeiro era um turbilhão de temor e curiosidade. Em 1910, a Revolta das Chibatas ocorre na cidade, marcando um...

Flores, renovação da primavera e bordados
Flores, renovação da primavera e bordados

Hoje é mais um dia luminoso de primavera! É momento especial para compartilhar com você o encantamento de um mundo em movimento, onde a criatividade e as estações da vida pespontam novos bordados. A cada curva da estrada, nas beiradas de tantos rios, entre vales e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *