As cores brincam com nossos afetos e estão esparramadas em nossos caminhos e desempenham um importante papel em nossas vidas. Podem afetar diretamente nosso humor, emoções, guardam significados culturais e simbólicos, podem trazer pra perto experiências que estavam bem nos cantinhos da alma.
A magia das cores no cotidiano e no bordado livre está na sua capacidade de inundar cérebro, pensamentos e coração com o afeto das lembranças e alegrias inesperadas. Cores quentes como vermelho e amarelo podem aumentar os níveis de energia, ativar sentimentos e sensações como uma bola colorida no pé da criança correndo leve. As cores frias como azul do céu mais claro e verde do gramado de um dia podem promover relaxamento e calma como numa brincadeira de ser criança numa campina.
Explorando o Universo das Cores: Significados, Preferências e Emoções
Diferentes culturas associam significados às cores, e esses significados podem ser novas leituras, novas escritas para transmitir mensagens e contar histórias. Por exemplo, o vermelho é frequentemente associado à paixão e ao amor, enquanto o verde está associado ao crescimento e à renovação. Compreender os significados simbólicos das cores pode nos ajudar a usá-las de forma a promover emoções positivas e bem-estar.
Quanto às nossas preferências pessoais por cores, elas também estão ligadas à nossa história de vida e podem afetar positivamente ou não nosso bem-estar. Cercar-nos de cores que gostamos pode ajudar a melhorar nosso humor e sensação de serenidade e PAZ. Isso pode ser particularmente importante em nossas casas e espaços de trabalho, onde passamos uma quantidade significativa de tempo.
Exercício de matizes, tons e sobretons das cores no nosso cotidiano são as metáforas do bordado livre para a saúde, vida com mais leveza, momentos mais lúdicos. Compreender os significados simbólicos das cores pode nos ajudar a usá-las de forma a promover emoções. É que cores brincam com afetos, humor e emoções.
Marilu Dumont
10/08/2023
Amo os textos de vocês. Parabéns a cada esctrita.