Educação Ambiental na Perspectiva do Bordado Livre e do Bem Viver

A educação ambiental é um tema fundamental para a construção de um futuro sustentável. Nesse contexto, o bordado livre e a filosofia do Bem Viver oferecem perspectivas interessantes e complementares.

Linguagem do bordado livre e o compromisso com a liberdade

O bordado livre, como forma de expressão artística, carrega em seus fios o princípio da liberdade.   Liberdade que se manifesta não apenas na escolha dos pontos ou cores, mas na capacidade de usar a arte para  registrar com agulhas e linhas questões urgentes de nosso tempo, como a preservação ambiental.

Foto Mara Oliveira 2022

Foto Mara Oliveira 2022

O bordado livre valoriza a liberdade e a expressão individual,  a conexão com a natureza, é uma poderosa ferramenta da educação ambiental. Ao bordar, as pessoas têm a oportunidade de  conectar-se de forma sensível com elementos da natureza – terra, água, fogo e ar, com as texturas e cores, volumes, luz e sombra. Nesse processo podem desenvolver aproximação com mais profundidade com o mundo natural e ampliar a consciência para a preservação ambiental e da sustentabilidade.

Bem Viver: Uma Filosofia de Harmonia e Equilíbrio

O Bem Viver é uma filosofia indígena andina, que valoriza a harmonia entre os seres humanos, a natureza e o cosmos. Baseado no respeito pela diversidade, na reciprocidade e na interconexão de todos os seres, o Bem Viver propõe um modo de vida sustentável e equilibrado, em que o bem-estar humano está intrinsecamente ligado ao bem-estar do planeta.

Foto de participante do II Encontro do Bordado Brasileiro – Pirapora 2022. Educação Ambiental.

Foto de participante do II Encontro do Bordado Brasileiro – Pirapora 2022

Ao integrar os princípios do Bem Viver na educação ambiental, podemos promover uma visão holística e interdependente da relação entre os seres humanos e a natureza. Valorizando o conhecimento tradicional das comunidades indígenas e a sabedoria dos povos originários, podemos aprender a viver de forma mais harmônica e respeitosa com o meio ambiente

Integração do Bordado Livre e do Bem Viver na Educação Ambiental e sustentabilidade

A combinação do bordado livre e da filosofia do Bem Viver enriquece as práticas de educação ambiental, tornando-as mais criativas, participativas e significativas. Ao promover a expressão artística e a reflexão crítica, o bordado livre estimula o pensamento criativo e a conexão emocional das pessoas com a natureza.

Detalhe da Obra Eny, de Ângela Dumont 2022. Foto Marilu Dumont

Detalhe da Obra Eny, de Ângela Dumont 2022. Foto Marilu Dumont

Durante as rodas de bordados nas oficinas é possível mobilizar pessoas de todas as idades na construção de um conhecimento ambiental mais profundo e transformador. São atividades que podem incentivar a criatividade, a colaboração e o senso de comunidade, fortalecer o vínculo das pessoas consigo mesma, com o outro e com o meio ambiente.

Detalhe de bordado Matizes Dumont 2023 - Foto Marilu Dumont. Que fala sobre a Educação Ambiental

Detalhe de bordado Matizes Dumont 2023 – Foto Marilu Dumont

A educação ambiental na perspectiva do bordado livre e do Bem Viver oferece uma abordagem inovadora e inspirada para promover a conscientização e o engajamento das pessoas na proteção do meio ambiente e da sustentabilidade. Ao integrar a arte, a cultura e a espiritualidade, podemos construir uma educação ambiental mais holística, inclusiva e transformadora, que respeite a diversidade e promova a harmonia entre os seres humanos e a natureza.

assinatura Marilu Dumont

Brasília, 26 de maio de 2024

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

Terra Mãe, a tecelã dos fios para o bordado-vida
Terra Mãe, a tecelã dos fios para o bordado-vida

“A terra não pertence ao homem, o homem é que pertence à terra. O homem não tramou o tecido da vida,ele é simplesmente um de seus fios. Tudo que fizer ao tecido, fará a si mesmo”. (Chefe indígena Seattle) A ideia de que “a terra não pertence ao homem, o homem pertence...

Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo
Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo

Na poesia única de Tiago de Melo, os Direitos Humanos ganham vida. Cada artigo é um verso que entrelaça verdades, vidas e liberdade. A sinfonia começa com a proclamação da verdade e vida marchando de mãos dadas, transformando até as terças cinzentas em manhãs de...

Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis
Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis

O potencial criativo e expressivo da arte do bordado como narrativa tem sido uma forma de expressão em diferentes culturas. O bordado oferece um caminho para contar histórias por meio de fios, tecidos, pontos, e a escolha cuidadosa dos materiais e técnicas pode...

Movimentos ao Bordar Flores e Folhas
Movimentos ao Bordar Flores e Folhas

Escolher bordar flores e folhas é o mesmo que colocar delicadezas no fio com o qual a agulha vai transpassar pontos e recontos em seu caminho percorrendo cores. É colocar nesse fio a ousadia em busca de pontear belamente e seguir bordando a vida em floração.  Quer...

1 Comentário

  1. Daniela

    Achei incrível! Belo demais! Parabéns!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *