Mulher: Tessituras no bordado-vida

Ao longo dos tempos tear, bordado e cores entrelaçam seus fios para que a mulher pesponte seus recontos de forma intensa, criativa. Em busca de sonhos o tear vai tramando itinerários, o bordado brinca com os tons que a vida tem, dá cambalhotas e salta do bastidor para ser vida em construção.

A liberdade desse Ser Feminino é uma conquista cotidiana, em cada ponto a saltar fora do “círculo do  bastidor”.

Quando agulhas e linhas percorrem as tramas e urdiduras em busca do seu espaço no tecido-vida;  quando o fio tênue que liga a ancestralidade à contemporaneidade é entrelaçado; quando é necessário sair do traçado e experimentar imagens inéditas até para si mesma; quando a necessidade propõe desmanchar e fazer de novo; quando a liberdade surge de mansinho e anônima no bordado, desafiadora emocionante; então é aí, com pontos cheios ou leves pespontos, pontos de ser ou alinhavos da alma, que mulheres e homens dão vida ao cotidiano.

Tecendo a vida bordadeira

Tecendo a Vida Bordadeira – Bordado Matizes Dumont, 2003-2004

Numa dessas belas oportunidades que se ganha como um presente, ao bordar o cotidiano e libertação de uma mulher no conto “A Moça Tecelã tomamos emprestados fios especiais. Todos eles feitos de terra, água, ar e faíscas de fogo que pulsam com toda a força feminina nesses bordados e ilustrar as palavras de Marina Colasanti.

“Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear.

Linha clara, para começar o dia. Delicado traço cor da luz que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto lá fora a claridade da manhã desenhava o horizonte. Depois lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava.

Mulher e o vento – Bordado Matizes Dumont. 2003-2004

Mulher e o vento – Bordado Matizes Dumont. 2003-2004

Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as pétalas, a moça colocava na lançadeira grossos fios cinzentos do algodão mais felpudo.

 

Coragem da Moça Tecelã - Bordado Matizes Dumont . 2003-2004

Coragem da Moça Tecelã – Bordado Matizes Dumont . 2003-2004

 Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumprimentá-la à janela.

Trecho do livro “A Moça Tecelã”, de Marina Colasanti. Ilustrações Matizes Dumont. Global Editora 2004.

 

Um convite irrecusável

… Ao relembrar esses bordados e trazer esse conto para finalizar o nosso ponto de prosa, fica aqui o  chamado: experimentar no cotidiano o seu jeito único no encontro com o feminino. Convite para ser alumbramento,  ser luz: novas tessituras no bordado-vida!

Danças da vida - Bordado Matizes Dumont . 2003-2004

Danças da vida – Bordado Matizes Dumont . 2003-2004

No dia da mulher o abraço carinhosamente bordado em  delicados “pontos de inspiração”.

assinatura Marilu Dumont

 

 

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva
A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva

A arte e a memória afetiva estão entrelaçadas por uma linha invisível, delicada e poderosa, que costura nossas emoções ao tempo. A criação artística é um fio que nos liga ao vivido, ressignificando lembranças e transformando sentimentos em expressão visual. No vasto...

A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil
A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil

Desde criança, a criatividade nos pertence. Desenhamos sem medo, dançamos sem vergonha nenhuma, imaginação é sem fronteiras. Mas, conforme crescemos pernas que antes corriam são paralisadas,  algo se perde. A nós são repassados preconceitos, e a partir daí passamos a...

A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir
A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir

Tem algo invisível, mas que conecta você, como se houvesse um fio que costura sua história, sua identidade e suas memórias afetivas em um tecido também invisível. Isso é o que a arte faz e a gente às vezes nem percebe. Mas ela sempre esteve presente na humanidade. E é...

Estações das Cores: Inspirações da Natureza para o seu Bordado
Estações das Cores: Inspirações da Natureza para o seu Bordado

No silêncio da agulha e no entrelaçar dos fios, a natureza parece sussurrar seus segredos. Cada estação nos oferece uma paleta única de cores, formas e texturas. E é nesse ciclo sutil que a bordadeira se encontra, descobrindo que cada detalhe ao redor é uma fonte...

Metáforas e Poética do Bordado
Metáforas e Poética do Bordado

Ações tão antigas, a arte milenar do bordado e da tecelagem estão nas representações do nosso cotidiano, na nossa linguagem, nas metáforas da vida que trama, puxa o fio da memória, desalinha alinha encontros e fortalece a poética do bordado Desconfiar, desbordar,...

6 Comentários

  1. Cecília de Moura Leite Ribeiro

    Eu aprecio muito todos os trabalhos de bordados de vocês!!!!

    Responder
  2. Denise Araujo

    Feliz dia das Mulheres !!!
    Que o espírito do bordado sempre nos inunde, inspirando-nos delicadamente.
    Gratidão..

    Responder
    • Fatima Coelho

      Sou uma admiradora do trabalho do Grupo Matizes
      há muitos anos,tenho todos os livros .
      O livro Harmonia das cores nos fios do bordado é uma verdadeira obra de arte.

      Responder
  3. Maria Angela

    Recebi visita perdi a.live

    Responder
  4. Regina Del Nery

    Que artistas maravilhosas!!!As palavras tocam nossa alma deixando-nos leves e soltas para sonhar e bordar!!!Obrigada irmãs Dumont!!

    Responder
  5. Vera Regina Baldasso

    Conheço as obras da família Dumont! Saõ bordados magnificos e que nos tocam a alma. Tenho vários livros e o Harmonia das Cores é uma obra de Arte! Obrigada por comparilharem o seu saber e conhecimento conosco. Gd abraço .

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *