Mulheres que bordam entre rios

Live nº 82 do projeto #BordeEmCasa

“A nossa mãe, a partir de quem o grupo começou, é uma bordadeira clássica que desde muito jovem fa suas artes entre os afazeres domésticos como o cuidado com as suas crianças, o rol de roupas, a arrumação da casa” (A. Dumont). Seguindo modelos de panos de amostra, com pontos já definidos, como tantas bordadeiras ela foi ao longo do tempo bordando enxovais e pespontando novas possibilidades na arte da agulha e linha. Hoje mamãe espreita linhas e agulhas em nossas mãos e borda devagarinho com olhar amoroso.

Antônia estimulou a todos os filhos a descobrir as luzes, os movimentos, as formas, as cores e matizes do cerrado, o que permitiu um jeito especial de convívio com a natureza e consequentemente um outro olhar sobre a arte. Artista e educadora nata, bordadeira, durante anos ensinou bordado a “moças casadoiras”, que no alpendre da sua casa bem ali, preparavam os seus enxovais de noivas. Antônia nos ensinou generosamente o ofício de ser “Gente que Borda Entre Rios”, a perpetuar o bordado pela vida – em nós, nos outros e no engajamento em defesa de seres e meio ambiente.
A ela nosso Tributo no ano em que completou 93 anos.

Mulheres que Bordam Entre Rios

Março traz a mensagem de que é tempo de encachoeirar para transformar! Vivemos entre diferentes rios, córregos e nascentes, e agora é tempo de alinhavar escolhas e contribuir para a promoção do necessário engajamento em rede para efetivas mudanças. Cada um com seu espaço e com seu bordado.

Para dialogar sobre o assunto trazemos Vera Lessa Catalão
Vera é Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1993), doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII – França e pós-doutoramento da Faculdade de Educação da USP, com pesquisa sobre governança da recursos hídricos, aprendizagem social e formação humana para uso sustentável da Água. Vera é professora da UNB, onde atua na pesquisa, docência e extensão em Educação especialmente no campo de formação de professores, sustentabilidade, ecologia humana e educação ambiental com ênfase na abordagem ecopedagógica e transdisciplinar da água.

Mas sobretudo Verinha é água pura e amorosa sempre em movimento, mergulha em remansos, percorre fios translúcidos em diferentes espaços em defesa dos “Cursos d’água”. Transita entre universidades, instituições, grupos e iniciativas em defesa das águas.

Gente que borda entre rios cresce quando se junta!

Esperamos você para mais esse Ponto de Prosa do Borde em casa.”

assinatura Marilu Dumont

 

 

 

 

 

 

 

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

Terra Mãe, a tecelã dos fios para o bordado-vida
Terra Mãe, a tecelã dos fios para o bordado-vida

“A terra não pertence ao homem, o homem é que pertence à terra. O homem não tramou o tecido da vida,ele é simplesmente um de seus fios. Tudo que fizer ao tecido, fará a si mesmo”. (Chefe indígena Seattle) A ideia de que “a terra não pertence ao homem, o homem pertence...

Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo
Direitos Humanos: Uma Homenagem de Tiago de Melo

Na poesia única de Tiago de Melo, os Direitos Humanos ganham vida. Cada artigo é um verso que entrelaça verdades, vidas e liberdade. A sinfonia começa com a proclamação da verdade e vida marchando de mãos dadas, transformando até as terças cinzentas em manhãs de...

Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis
Criações bordadas, narrativas, técnicas e materiais têxteis

O potencial criativo e expressivo da arte do bordado como narrativa tem sido uma forma de expressão em diferentes culturas. O bordado oferece um caminho para contar histórias por meio de fios, tecidos, pontos, e a escolha cuidadosa dos materiais e técnicas pode...

Movimentos ao Bordar Flores e Folhas
Movimentos ao Bordar Flores e Folhas

Escolher bordar flores e folhas é o mesmo que colocar delicadezas no fio com o qual a agulha vai transpassar pontos e recontos em seu caminho percorrendo cores. É colocar nesse fio a ousadia em busca de pontear belamente e seguir bordando a vida em floração.  Quer...

2 Comentários

  1. Desimara Côrtes

    Q lindo,gostei , gostaria de saber mais sobre tingimento, quanto é.
    Obrigada

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *