O que pode ser feito com conhecimentos básicos de bordado

Que o bordado à mão pode ser aprendido por pessoas de qualquer idade, não é novidade. Mas é muito comum que ao iniciar o aprendizado no bordado ou pelo menos ao pensar em começar, muitas pessoas coloquem dúvidas sobre a própria capacidade e se questionam quanto tempo levarão para bordar peças bonitas.

Então a conversa de hoje será sobre isso, afinal, o que pode ser feito com conhecimentos básicos de bordado? Continuem a leitura e vamos descobrir juntos!

Foto de linhas e folhas

O limite não está no bordado

O primeiro ponto dessa prosa que devemos discutir é que o bordado não deve ser visto apenas como instrumento destinado para produção de peças utilitárias, pois ele é uma linguagem de expressão artística tão poderosa quanto outras artes, tais como pintura, escultura, música, dentre outras vertentes culturais.

O bordado é capaz de ser objeto de transformação tanto para quem o borda, quanto para quem o observa, pois o resultado final da peça bordada pode transmitir mensagens, despertar memórias ou fazer brotar sentimentos.

Pessoa na exposição de obras bordadas

Quando você enxerga o bordado como linguagem poderosa que ele é, você entende que não se deve limitá-lo a nada. No bordado livre, praticado e ensinado pelo Grupo Matizes Dumont, você é encorajado(a) a misturar diversos tipos de materiais, como linhas de algodão com de lãs, unir pinturas aquarelas com bordado à mão e muitas outras possibilidades.

Uma peça de arte não precisa de muitos pontos

Ao começar a aprender o bordado à mão, muitas pessoas pensam que devem aprender o maior número de pontos possíveis, pensando que isso o fará sair do nível de iniciante, porém quem disse que precisa saber muitos pontos para criar lindas peças bordadas?

Se você pretende aprender a bordar, precisa entender que pontos não determinam quão avançado é seu conhecimento e sim o que você consegue fazer com eles. Veja a obra abaixo, observe que ela foi feita com pouquíssimos pontos.

 

Obra: Exercício de Ser Criança - Pipas. Coleção: Brincadeiras - Crianças

Obra: Exercício de Ser Criança – Pipas. Coleção: Brincadeiras – Crianças

Buscar aprender muitos pontos não é o melhor caminho para levar você a criar peças bem elaboradas e que expressem sua mensagem, assim como saber todas as notas músicas não é suficiente para compor uma melodia.

O maior desafio no processo de criação, é a inspiração.

Na metodologia de ensino (A)Bordar o Ser, desenvolvida pelo Grupo Matizes Dumont, os alunos são estimulados a desenvolver sua criatividade, encontrar inspiração, confiar na intuição, aplicar sua personalidade na peça e até criar seus próprios pontos, por que não?

Mão bordando

Inclusive, no módulo Ver, sentir, registrar e bordar o seu projeto, do curso Arte e Bordado para Iniciantes, é explorado a importância da sensibilidade e da natureza na criação de projetos bordados, afinal, esse são tópicos importantes no desenvolvimento da sua peça.

Para ilustrar como nossa metodologia de ensino funciona, vamos voltar no ano de 2021, quando fizemos um minicurso de iniciação ao bordado livre, com apenas 3 aulas ao vivo e ele resultou em diversos bordados lindíssimos, veja abaixo.

Considerando todas as décadas ensinando bordado livre, temos plena certeza que qualquer pessoa é capaz de criar peças lindas com bordado à mão, independente do nível de experiência nessa atividade. Para criar coisas belas, basta querer. Assim funciona com qualquer arte. Para bordar, é só começar. Vamos tentar?

Receba materiais para bordar, todos os meses!

No Clube Matizes do Bordado você receberá riscos digitais, vídeo aulas, participará da maior comunidade de bordado livre do Brasil e muito mais!

Aprenda a misturar técnicas no bordado!

No Clube, você aprenderá a fazer AQUARELA, PINTURA COM ELEMENTOS NATURAIS e muito mais para seu bordado ficar ainda mais belo!

Publicações relacionadas

A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva
A linha invisível entre Arte e Memória Afetiva

A arte e a memória afetiva estão entrelaçadas por uma linha invisível, delicada e poderosa, que costura nossas emoções ao tempo. A criação artística é um fio que nos liga ao vivido, ressignificando lembranças e transformando sentimentos em expressão visual. No vasto...

A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil
A Arte de Transformar: Democratizando a Criatividade no Brasil

Desde criança, a criatividade nos pertence. Desenhamos sem medo, dançamos sem vergonha nenhuma, imaginação é sem fronteiras. Mas, conforme crescemos pernas que antes corriam são paralisadas,  algo se perde. A nós são repassados preconceitos, e a partir daí passamos a...

A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir
A Arte sempre esteve aqui – você só precisa sentir

Tem algo invisível, mas que conecta você, como se houvesse um fio que costura sua história, sua identidade e suas memórias afetivas em um tecido também invisível. Isso é o que a arte faz e a gente às vezes nem percebe. Mas ela sempre esteve presente na humanidade. E é...

Estações das Cores: Inspirações da Natureza para o seu Bordado
Estações das Cores: Inspirações da Natureza para o seu Bordado

No silêncio da agulha e no entrelaçar dos fios, a natureza parece sussurrar seus segredos. Cada estação nos oferece uma paleta única de cores, formas e texturas. E é nesse ciclo sutil que a bordadeira se encontra, descobrindo que cada detalhe ao redor é uma fonte...

Metáforas e Poética do Bordado
Metáforas e Poética do Bordado

Ações tão antigas, a arte milenar do bordado e da tecelagem estão nas representações do nosso cotidiano, na nossa linguagem, nas metáforas da vida que trama, puxa o fio da memória, desalinha alinha encontros e fortalece a poética do bordado Desconfiar, desbordar,...

12 Comentários

  1. MARIA ANTONIA DA SILVA OLIVEIRA

    Aí gente, o que dizer. Sou apaixonada por esses bordados, fiquei triste por perder a 1°aula. É que esqueci e estava sem internet no momento, mas amo e irei tentar uns pontinhos a partir das orientações aqui.

    Responder
    • Maria Sueli da Costa Almeida

      Oiii gente perdi a segunda aula e não consegui assistir por motivo de doença…

      Responder
  2. Andreia Coelho

    Não sou muito criativa, estou tentando, comecei um bordado bacana. Fui passear em Caetanos aqui no Ceará e vendo aqueles cata-vento lembrei de Dom Quixote. Estou fazendo, vamos ver o que vai sair…

    Responder
  3. Jane Haritov

    .muito lindo todos os trabalhos que vi ..

    Responder
  4. Regina Lúcia

    Tudo lindo e maravilhoso ! Viajo bastante quando aprecio os trabalhos de vcs. E me realizo e me distraio bastante com os meus

    Responder
  5. Newdecy

    Gostei dos bordados e até me empolguei…acho que vou conseguir rsrsrs…por onde começo?

    Responder
  6. Naly Soares de almeida

    Bordar … imaginar… criar
    Tenho aprendido muito isso na vida ! A matizes Dumont são ótimas professoras , cuidadoras das linhas e das cores! Só gratidão

    Responder
    • Daniella Alcântara Ribeiro da Silva

      Bordar é muito bom distrair é eselente pra moso celetro

      Responder
      • Daniella Alcântara Ribeiro da Silva

        O bordado é lindo demais beijos, é excelente pro celebro .
        Muito obrigado pôr tudo que Deus abençoe a todos nós.

        Responder
  7. Norma Borges da Silva Dias

    Um sonho criar bordados lindos e diferentes que me identifique.

    Responder
  8. a

    Amo bordar, pois vou além, muito além de pensamentos que não me levam a nada. GRATIDÃO ❤️

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *